Demos a conhecer já muitas ferramentas gratuitas que podemos usar sem pagar um euros que seja. São aplicações que correm no navegador e que ajudam em muitas tarefas do dia a dia. Hoje trazemos música.
Descobrimos que online existem centenas, se não mesmo milhares, de ferramentas para dar asas ao seu lado criativo, ao dom musical que traz consigo. Estas 5 propostas serão, certamente, do seu agrado.
Não é a primeira vez que o desafiamos a criar música. Elevar o som a um patamar mais pessoal de forma simples e básica. Há uns tempos, demos a conhecer uma ferramenta desenvolvida pela Google, o Google Song Maker.
Hoje vamos mais longe e deixamos algo mais PRO. São 5 ferramentas fantásticas para criar verdadeiros temas musicais.
1. Audio Tool
O AudioTool é um estúdio de produção on-line que parece um verdadeiro estúdio – para quem domina estas ferramentas, este é um “sonho” online.
O utilizador pode escolher equipamentos icónicos para brincar, como TR-909s, TR-808s e TB-303s, para citar alguns.
Personalize a sua configuração, tanto quanto quiser, sem gastar nenhum euro. Ligue cabos e ajuste os botões manualmente. Tudo é guardado na cloud para usar quando quiser.
Há vários guias a ensinar como usar, principalmente se quer começar algo do zero e não faz ideia qual será o primeiro botão a ligar.
2 – Typatone
Escreva música, mas tal como escreve um texto, tal como escreve uma mensagem. Veja o som melodioso que as palavras conseguem ter nesta ferramenta.
Tudo o que digitar no Typatone será transformado num som agradável. Mude o instrumento para encontrar o que mais gosta. Há muitas opções que o vão prender umas boas horas ao teclado.
Abra vários separadores e crie uma melodia polifónica. Escreva o seu nome e veja como soa musicalmente. Pode também trazer qualquer texto para dentro desta aplicação, basta usar a opção colar.
3 – Online Sequencer
O Online Sequencer é um sequenciador gratuito dentro do seu navegador. Escolha entre 13 instrumentos e coloque-os no seu sequenciador para fazer uma melodia. Veja a qualidade do som reproduzido, fantástico!
Se a inspiração e a criatividade estiver em dia, além do talento que só alguns têm, então poderá usar esta ferramenta para fazer música. O “Online Sequencer” permite exportar a sua criação para um ficheiro MIDI. Em seguida, importe esse ficheiro MIDI para a sua DAW para desenvolver a ideia da música.
4 – Acid Machine
Este é um tipo de música que alguns apreciadores caracterizam como “música ácida”. Para quem gosta poderá usar esta ferramenta, o Acid Machine, para criar techno Acid no seu navegador com 2 simuladores, 303 sintetizadores e uma bateria eletrónica.
A interface está divinal e quem perceber como funciona a mecânica dos simuladores, então fará música com certeza.
Use esta ferramenta gratuita para fazer uma pista de acid house, depois exporte a sua criação no formato WAV.
5 – WebSID
Tem um look retro, que faz lembrar velhos tempos noi entanto não se deixem enganar, está implícito um grande poder de criação.
Esta ferramenta, o WebSID, faz parte de um leque de oferta da createdigitalmusic. Emula o chip SID encontrado nos velhos Commodore 64 computadores desde o início dos anos 1980.
Estes sons são o empurrão para os primeiros dias de jogos de vídeo e computação. Inúmeros artistas, como os Daft Punk, têm aproveitado o poder do chip SID através de sintetizadores de hardware SidStation do Elektron criado no final da década de 1990.
WebSID é tão simples de usar quanto possível e recursos de gravação, salvar e compartilhar recursos. Esta coisa é uma máquina de nostalgia:
Em resumo…
Estas são apenas algumas, boas, sugestões do muito que podemos encontrar na web. Há para todos os gostos, dos mais básicos, aos mais complexos sistemas de produção de música. Ainda havemos de cá voltar, ao tema, para já fica o desafio para que os nossos leitores deixem igualmente alguma boa sugestão que usam ou conheçam.
Bom Natal.