A Microsoft deu um passo grande ao lançar ao mundo o Outlook.com. Este serviço pretende fazer frente ao que a concorrência tem já presente e com o sucesso que todos conhecemos, tentando ao mesmo tempo relançar o Hotmail, com uma nova imagem e funcionalidades.
O serviço depressa conseguiu angariar um elevado número de utilizadores, o que prova bem da adesão ao serviço e da sua qualidade.
Como é um serviço novo, com constantes melhorias, existem pequenas dicas e funcionalidades que nem todos conhecem e que podem aproveitar para usarem o Outlook.com ainda melhor
Actualmente o Outlook.com é um serviço estável e maduro, sendo capaz de dar aos seus utilizadores todas as funcionalidades que podemos encontrar nos serviços concorrentes.
Têm como vantagem óbvia a integração com todo um ecossistema já implementado e que gira em torno do sistema operativo mais usado, o Windows, através de um conjunto de aplicações e de outra serviços.
Como nem todos dominam já a 100% o Outlook.com, resolvemos apresentar três dicas muito simples e que vão melhorar a forma como usam este serviço.
Manter a caixa de correio limpa
Uma das maiores preocupações dos utilizadores dos serviços de email é conseguirem manter a sua caixa livre de mensagens que já não necessitam ou que não pediram. Desta forma conseguem concentrar-se nas mensagens realmente importantes e que interessam.
O Outlook tem disponível uma funcionalidade que se adapta perfeitamente a esta necessidade. É possível fazer uma limpeza das mensagens que temos na caixa do Outlook, seguindo um conjunto de regras bem variadas e que se ajustam e adaptam às necessidades dos utilizadores.
Para lhe acederem devem seleccionar uma mensagem que servirá de modelo e procurar na barra de menus superior a opção Varrer. Aí dentro encontram a opção Agendar limpeza.
É esta limpeza que vão usar para eliminar ou simplesmente mover as mensagens que querem retirar da vossa caixa de correio.
O Outlook.com dá aos utilizadores três hipóteses de limpeza possíveis. Em primeiro lugar podem manter apenas a última mensagem do remetente da mensagem escolhida.
A segunda opção permite eliminar todas as mensagens com mais de um determinado número de dias. Esse número pode ser alterado de acordo com várias opções (3, 10, 30 e 60 dias).
Por fim podem mover as mensagens de determinado período de dias, idêntico ao anterior, para uma pasta à escolha.
Integração com o OneDrive
Cada vez mais os conteúdos partilhados têm volumes maiores e cada vez mais ricos. O email deixa de fazer sentido para a transmissão desses conteúdos e cada vez mais temos de recorrer a serviços de alojamento externos de ficheiros. A Microsoft tem no OneDrive um serviço desses e resolveu integra-lo com o Outlook.com.
Por essa razão podemos facilmente dentro do Outlook.com anexar ficheiros que temos na nossa conta OneDrive.
Nas novas mensagens que formos criar temos disponível uma opção no menu Inserir que permite anexar ficheiros do OneDrive.
A escolha dos ficheiros faz-se dentro da mensagem e não requer sequer que nos autentiquemos no serviço.
Vista geral personalizada
A confusão que pode ficar uma caixa de correio mal organizada limita a nossa capacidade de trabalho e impede-nos de ver as mensagens que realmente nos importam.
Por essa razão o Outlook.com tem disponível a possibilidade de alterarmos o tipo de mensagens que podemos ter visíveis na vista principal da caixa de mensagens.
Podemos alternar entre a visualização das mensagens por ler, das actualizações das redes socais, newsletters ou outro tipo de conteúdo, por exemplo.
Cada uma destas vistas permite que filtrem as mensagens que estão na caixa de correio, garantindo uma melhor visão das mensagens que vos interessam e que devem ser realmente vistas.
Estas pequenas funcionalidades tornam o Outlook.com ainda mais interessante de usar, dando aos utilizadores ferramentas importantes e interessantes.
Explorem a interface do Outlook.com e vão com certeza encontrar outras funcionalidades tão ou mais úteis que estas.