Há 15 anos, chegaram ao mercado títulos como Matrix, Armageddon e O Sexto Sentido. Em Portugal, pagávamos com escudos. Sexo e a Cidade fazia furor como série televisiva e Zinedine Zidane ganhava a bola de ouro. Neste cenário, dois jovens estudantes da Universidade de Stanford começaram a desenvolver um “pequeno” projecto que permitia aos utilizadores armazenar informações cifrada em Palm Pilots e outros PDA, convertendo-os em carteiras digitais.
Esses jovens, Peter Thiel e Max Levchin, são hoje dois prestigiados empresários, e esse “pequeno” projecto converteu-se no PayPal, hoje em dia líder em inovação e um dos principais motores de comércio electrónico à escala mundial.
A marca cresceu ao longo dos últimos 15 anos. O primeiro passo foi chegar ao grande público e permitir realizar pagamentos através de uma conta de e-mail, um passo que impulsionou o salto até a eBay, onde o PayPal se afirmou como um dos métodos favoritos de pagamentos, chegando, em poucos meses, a um milhão de utilizadores. Hoje, o PayPal tem 157 milhões de contas activas, está disponível em 203 mercados e processa mais de 10 milhões de pagamentos diários.
A PayPal foi pioneira em alcançar o que, até recentemente, se pensava ser utópico: democratizar o pagamento móvel. Efectuar pagamentos através de dispositivos móveis está hoje acessível a todos, mas é preciso recordar que já em 2006, o PayPal permitia gerir o dinheiro através de mensagens de texto a partir de telemóveis, em 2010 a aplicação PayPal para iPhone bate recordes de downloads e em Dezembro, desse mesmo ano, atingiu um volume de 4.700 milhões de dólares em pagamentos móveis em apenas um dia.
No entanto, desde a liderança que a marca não se esquece que um dia foi uma pequena empresa. Por isso, é um compromisso apoiar e promover novas ideias.
“Nos últimos anos, temos implementado vários programas e plataformas para ajudar startups e PME. Em 2013 lançamos o PayPal Startup Blueprint, tornando-se a primeira empresa de pagamentos que desenvolveu um programa específico para apoiar startups a impulsionar o seu negócio. E, muito recentemente, anunciamos uma plataforma digital PayPal PassPort, que oferece às PME ferramentas para expandir as suas vendas a nível global e, assim, obter rentabilidade do comércio electrónico transfronteiriço.
Estamos convencidos de que nunca devemos deixar de crescer, evoluir e imaginar. Por isso, no PayPal adaptamo-nos às mudanças económicas, antecipamo-nos à tecnologia e oferecemos ao mercado novas soluções, mesmo antes que as necessidades surjam.
Acreditamos numa economia baseada nas pessoas, porque são precisamente as pessoas que têm o poder para criar novas formas de conexão e realizar transacções. E, acima de tudo, o poder de definir as regras do jogo. PayPal cumpre 15 anos a trabalhar com e para a inovação e para as pessoas. E esperarmos continuar a fazê-lo por muito, muito tempo.”