O tema da Inteligência Artificial está na ordem do dia e, como em tudo, há quem apoie esta tecnologia e também há quem tenha grandes reservas em relação ao potencial da mesma. Recentemente, a Valve decidiu banir todos os jogos com conteúdos gerados por IA na sua plataforma de jogos Steam. A medida vai afetar tanto os títulos atuais como os futuros.
Steam vai deixar de ter jogos com conteúdos gerados por IA
De acordo com as recentes informações, a Valve tomou a decisão de banir os jogos cujo conteúdo foi gerado por Inteligência Artificial da Steam, plataforma popular especialmente entre os jogadores de computador.
A decisão foi detetada e partilhada no Twitter por Simon Carless, através de uma publicação no Reddit onde um criador explica que o seu jogo foi rejeitado pela Valve devido a ter conteúdos gerados por IA.
PSA: Valve has been quietly banning newly submitted Steam games using AI-created art assets – if submitters can’t prove they have rights for the assets used to train the algorithms: https://t.co/WhWpJpaFjl pic.twitter.com/5KhzJESYxk
— Simon Carless (@simoncarless) June 29, 2023
Um dos principais fatores que está no centro desta proibição é o facto de a IA, para conseguir gerar conteúdo, ter que “roubar” previamente os conteúdos de outras pessoas. E esta acaba então por ser uma forma de a Valve mostrar o seu apoio à proteção dos direitos de autor. O autor da publicação, que viu o seu trabalho, gerado por IA, ser rejeitado pela plataforma, ainda tentou que o uso da Inteligência Artificial na criação passasse despercebido através de alterações manuais, mas nem assim a Valve aceitou o trabalho.
Contudo, a empresa adianta que se os criadores conseguirem provar que possuem os direitos de autor sobre o conteúdo usado para treinar os algoritmos, então estes jogos serão aceites para integrar na Steam.