Sabemos que a Inteligência Artificial já está a ter um papel muito importante em vários segmentos do nosso mundo, mas que o seu potencial ainda tem muito mais para dar. Como tal, a pensar no futuro, o primeiro-ministro de Singapura disse recentemente que o país vai triplicar os talentos de IA para 15.000 especialistas.
Singapura terá 15.000 especialistas de Inteligência Artificial
As recentes notícias avançadas pela Reuters indicam que Singapura vai triplicar os seus especialistas de IA para 15.000. A garantia foi dada pelo primeiro-ministro do país asiático, Lawrence Wong, nesta segunda-feira (4) e é referido que o grupo de especialistas engloba cientistas e engenheiros de aprendizagem de máquinas, sendo que este investimento faz parte da estratégia nacional de IA na região.
Singapura conta com cerca de 5,45 milhões de habitantes e alberga muitas das sedes asiáticas de alguns dos maiores nomes da tecnologia, como a Alphabet (dona da Google) e a Microsoft. Nas declarações foi ainda referido que o país está a trabalhar para aumentar a sua oferta de alto desempenho ao nível dos recursos de computação, através de parcerias com fabricantes de chips e operadores de serviços na nuvem.
Os dados recentes mostram que a receita da Nvidia no trimestre que terminou no passado mês de outubro incluiu 2,7 mil milhões de dólares com origem em Singapura, um valor que se encontrava apenas atrás das grandes potências dos EUA, China e Taiwan.
Como forma de promover a sua estratégia na área da Inteligência Artificial, o país também se comprometeu a aumentar os incentivos do governo para o setor, como o apoio de programas aceleradores para startups de IA e incentivos para as empresas criarem “centros de excelência” inteligentes.
O objetivo do país passa agora por recrutar talentos estrangeiros e intensificar os programas locais de formação em IA. Para além disso está ainda previsto o fornecimento de GPUs aos investigadores do país.