Pplware

Mozilla vai integrar chatbots de IA no Firefox para facilitar a utilização deste browser

A IA está a conseguir ocupar espaços que muitos pensaram que não iria conseguir conquistar. Geralmente está no software, onde pode ser usada diretamente pelos utilizadores. A mais recente proposta poderá vir para o Firefox, onde a Mozilla quer apostar, para facilitar a utilização deste browser.


Mozilla integrará chatbots de IA no Firefox

O blog do Firefox Nightly, revelou que a Mozilla adicionará serviços alimentados por IA para melhorar a experiência e a produtividade dos seus utilizadores. Estes vão ser os chatbots baseados em inteligência artificial mais populares da atualidade, e o utilizador terá a liberdade de escolher qual deseja utilizar.

Em primeiro lugar, a Mozilla esclarece que esta funcionalidade de IA será totalmente opcional para os utilizadores do Firefox. Isto porque não está integrada em nenhuma funcionalidade principal e caberá aos utilizadores tirar partido da sua utilidade ou não. Obviamente, apenas os utilizadores do Nightly poderão aproveitá-lo por agora e terão quatro chatbots disponíveis.

Alguns são mais conhecidos que outros, mas todos podem ser adicionados à barra lateral do Firefox Nightly. Isso garantirá o acesso rápido e fácil enquanto se navega na Internet.

Uma experiência que dará em breve frutos

Para começar a usá-los, só terá que ativar a experiência na secção “Configurações”. Depois terá de entrar na secção “Experiências noturnas” e por fim clicar no botão “Integração com AI Chatbot” para escolher o seu preferido e começar a usá-lo.

Quando a experiência é ativada, poderá aceder a qualquer página da web e selecionar o texto desejado, clicar com o botão direito e escolher “Ask X chatbot”. O serviço oferece diversas possibilidades ao utilizador, desde resumir o texto em questão para facilitar a sua compreensão e até simplificar a linguagem, passando por fazer perguntas ao próprio chatbot sobre o conteúdo para descobrir mais.

A Mozilla esclareceu por que o Firefox implementa vários chatbots. Do que revelou, os utilizadores devem poder escolher o serviço que melhor satisfaz as suas necessidades e não ficar limitados a um único fornecedor. Além disso, acrescentam, nenhum desses modelos é perfeito, continuam a ser desenvolvidos e melhorados, pelo que alguns são bons em algumas coisas e outros em outras.

Exit mobile version