A Inteligência Artificial é uma tecnologia ainda em crescimento, mas que tem vindo a ser usada já em várias áreas. Em Portugal, nos últimos tempos, muito se tem falado dos problemas do INEM e mortes de utentes. Para resolver o problema o Governo pode vir a usar um sistema de IA que “nunca falha”.
Sistema IA: “Ninguém sabe que está um robô a falar”
A Sword Health é uma startup portuguesa que cria soluções tecnológicas para a área da saúde. Face aos complexos problemas do INEM, os responsáveis pela empresa decidiram oferecer um sistema de Inteligência Artificial (IA) para o atendimento telefónico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Virgílio Bento, fundador e diretor da Sword Health, revelou ao Expresso que “Nenhum humano percebe que está uma máquina a falar”.
Segundo Virgílio Bento, o sistema tem uma conversa natural, o tom, a cadência, e nenhum humano, nenhuma pessoa, distingue que não está a falar com outro humano e sim com uma máquina.
De acordo com as informações, já há reunião prevista com o Governo, a pedido da ministra Ana Paula Martins.
“Recebi o pedido da ministra da Saúde para uma reunião na terça-feira. Vamos marcar para vermos como podemos ajudar” — e “não há qualquer custo“, garante Virgílio Bento.