Pplware

Grok, a IA do X, evoluiu e já consegue processar imagens

Elon Musk prometeu criar a sua IA e o Grok acabou por ser uma das maiores novidades dos últimos tempos. Mesmo chegando depois de toda a concorrência, esta IA está a evoluir de forma única, com novidades constantes. A mais recente mostra como cresceu e consegue processar imagens, prometendo bater o ChatGPT.


A xAI, o concorrente da OpenAI fundado por Elon Musk, lançou a primeira versão do Grok que consegue processar informações visuais. Falamos do Grok-1.5V, o modelo de IA multimodal de primeira geração da empresa, que não processa apenas texto, mas também “documentos, diagramas, gráficos, capturas de ecrã e fotografias”.

A nova versão chega apenas algumas semanas depois da empresa lançar o Grok-1.5. Esse modelo foi projetado para ser melhor em codificação e matemática do que o antecessor, bem como conseguir processar contextos mais longos para poder verificar dados de mais fontes para compreender melhor determinadas questões.

A xAI revelou que os seus primeiros avaliadores e utilizadores em breve poderão aproveitar aos máximo estes recursos do Grok-1.5V. Ainda assim, não forneceu um cronograma exato para seu lançamento, devendo este estar para muito breve.

Além de apresentar o Grok-1.5V, a empresa também lançou um conjunto de dados de benchmark chamado RealWorldQA. Os utilizadores podem assim usar qualquer uma das 700 imagens do RealWorldQA para avaliar modelos de IA: cada item vem com perguntas e respostas que pode verificar facilmente, mas que podem confundir modelos multimodais como Grok.

A xAI afirmou que a sua tecnologia está no topo deste ranking e que recebeu a pontuação mais alta quando a empresa a testou com RealWorldQA contra a sua concorrência. Aqui temos presenças de alguns conhecidos, como o GPT-4V da OpenAI e o Google Gemini Pro 1.5.

Estas são boas notícias para Elon Musk e para a xAI, a sua empresa dedicada à IA. A chegada mais tarde ao mercado trazia algumas preocupações, mas como se pode ver agora, etá rapidamente a evoluir e a acompanhar a sua concorrência.

Exit mobile version