Pplware

ChatGPT português vai chamar-se “Amália”

Desde que foi anunciado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, na Web Summit 2024, têm sido partilhadas novas informações sobre o ChatGPT português. Além do custo, que estará entre os 10 e os 20 milhões de euros, sabe-se agora que vai chamar-se “Amália”.


LLM português vai ser lançado em 2026

O LLM português será desenvolvido por um consórcio colaborativo de centros de investigação ligados a universidades de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Nova e Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa), em articulação com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e o Centro para a IA Responsável e deverá estar pronto no primeiro trimestre de 2025.

Paulo Dimas, presidente executivo do Centro para a AI Responsável, revelou que o LLM português se vai chamar Amália e refere que a primeira versão não será perfeita. A versão final “será lançada só em 2026”, acrescenta.

Vamos estar a trabalhar em cima de trabalho já desenvolvido por estes centros de investigação: portanto, há trabalho de vários anos nesta área, tanto na área dos dados para a língua portuguesa, trabalho feito pelo centro de investigação da Nova Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), há trabalho feito também no âmbito do Técnico” e “também há trabalho que vai ser transferido do lado da Unbabel, por toda a experiência” que a tecnológica “tem a criar modelos multilíngue e modelos que estão sendo, neste momento, treinados em supercomputadores

Questionado sobre o que o LLM português representa para si, Paulo Dimas classifica-o enquanto “peça-chave no ecossistema nacional de inteligência artificial”.

Exit mobile version