Pplware

Airbnb planeia utilizar Inteligência Artificial para criar o melhor “concierge”

Em novembro, a Airbnb adquiriu uma empresa de IA lançada pelo cofundador da Siri, chamada GamePlanner.AI. Embora a empresa de hospedagem não tenha falado sobre os seus planos na época, o cofundador e CEO da Airbnb, Brian Chesky, partilhou uma visão geral de alto nível dos planos maiores da empresa para a IA.


A GamePlanner.AI foi avaliada em 200 milhões de dólares, de acordo com relatórios. Embora a Airbnb não tenha falado sobre a finalidade da GamePlanner, Chesky afirmou que planeava acelerar a “camada de aplicação” da IA, construindo uma das “interfaces de IA mais inovadoras já criadas”.

Chesky explicou que a Airbnb não se vê como uma empresa de infraestrutura de IA – o que significa que não vai construir os seus próprios Large Language Models (LLM), mas vai contar com tecnologias de IA de outros, como OpenAI, Meta e Google.

A empresa acredita que pode criar uma nova interface para aceder a modelos modernos de IA. A aquisição da GamePlanner pode ajudar nesse sentido.

Embora os modelos [de IA] sejam muito poderosos, a interface não é realmente uma interface de IA. É a mesma interface dos anos 2000. É uma interface web típica e clássica. Portanto, sentimos que os modelos, de certa forma, provavelmente são subutilizados.

Eis outra forma de o dizer. Pegue no seu telemóvel e olhe para todos os ícones. A maioria dessas aplicações não mudou fundamentalmente desde o advento da IA generativa. Portanto, o que eu acho que a IA representa é a mudança definitiva de plataforma.

Disse Chesky aos investidores na teleconferência de resultados do quarto trimestre da empresa.

Airbnb tem planos promissores para a IA

Após a criação da Internet, a ascensão da tecnologia móvel impulsionou os negócios da Airbnb, mas a IA vai mudar as coisas mais uma vez, acredita Chesky. O CEO afirma que isto também é uma mudança de poder – é uma mudança de comportamento.

A Airbnb planeia aproveitar a tecnologia de IA e, em particular, a IA generativa para proporcionar uma experiência mais personalizada aos seus utilizadores, disse o executivo aos investidores.

Imagine uma aplicação que sente que o conhece – é como um “concierge” – uma interface que se adapta, evolui e muda em tempo real, diferente de qualquer interface que já viu antes. Isso permitir-nos-ia passar de uma empresa vertical única para uma empresa inter-vertical.

Acrescentou Chesky.

Resta saber se a Airbnb conseguirá ou não concretizar essas ambições. Embora Chesky apresente uma imagem de uma evolução da interface de utilizador da Airbnb, alimentada por IA, os atuais sistemas de IA continuam a ser muitas vezes difíceis de utilizar e têm o mau hábito de fornecer informações falsas através daquilo a que se chama alucinações.

Ou seja, o bot de IA simplesmente inventa coisas quando não sabe a resposta. Se os modelos de IA não se tornarem mais precisos, os planos da Airbnb para melhorias na camada de aplicação também podem ficar aquém.

O CEO disse que não iria detalhar produtos e serviços específicos de IA que planeia oferecer neste momento, mas a empresa fará mais anúncios ainda este ano na frente da IA.

 

Leia também:

Exit mobile version