Pplware

Zon Mobile, (ainda outra) operadora virtual

O novo serviço móvel da ZON estará disponível ao público no final de Outubro com preços iguais para todas as redes, tarifários pré-pagos e chamadas ao segundo sem período inicial, anunciou hoje a empresa, que aposta na oferta quádrupla.

“Iremos ser um operador de oferta quádrupla [televisão, Internet, telefone fixo e telefone móvel]. O ZON Mobile vai estar disponível em todas as lojas dentro de três a quatro semanas”, disse o administrador de Marketing da Zon Multimedia, Luís Lopes.

Luís Lopes falava no lançamento do novo operador móvel virtual (MVNO), que funcionará a partir da rede da Vodafone e vai usar o número de prefixo – 929 – escolhido como um acto simbólico por ser no dia 29 do mês 9.

A ZON assinou por cinco anos com a Vodafone um contrato de MVNO (Rede Móvel Virtual), que permite a prestação dos serviços móveis através da rede daquele operador, bem como dos mais de 400 parceiros de roaming em 195 países e territórios.

“Os nossos tarifários são pré-pagos, e serão brevemente pós-pagos. São simples – ao segundo, sem qualquer período inicial, com preços iguais para todas as redes – e competitivos em todo o mercado, com chamadas gratuitas e bónus em carregamentos para clientes da ZON”, disse Luís Lopes.

De acordo com o administrador, existirão dois tipos de tarifários: o “Z-simples”, que obriga a carregamentos mínimos mensais de 12,50 euros, e o “Z-livre”, sem obrigatoriedade de carregamentos mínimos.

No primeiro caso, um cliente paga por exemplo 5 cêntimos por uma chamada de 20 segundos, enquanto no segundo caso paga 8 cêntimos uma chamada de 20 segundos. Ambos incluem pacotes de acesso à Internet no telemóvel desde 99 cêntimos.

O serviço móvel vai ter 100 por cento no território e não implica a adesão a outros serviços, mas, segundo a empresa, “quanto maior for o nível de envolvimento do cliente, maior será o valor dos benefícios no serviço ZON Mobile”.

“Iremos distinguir entre clientes com três, dois e um serviços da ZON Multimedia”, disse Luís Lopes, especificando que os clientes do serviço fixo ZON Phone vão beneficiar também de chamadas mais baratas para a rede ZON Mobile.

De acordo com o responsável, o novo produto “é uma meta absolutamente importante” na estratégia da empresa, cujos objectivos principais são ter uma “oferta abrangente” e “maior maior fidelização dos clientes”.

Com esta oferta de serviço móvel, a ZON Multimedia cumpre um dos objectivos apresentados aos accionistas quando da sua separação do Grupo PT, de alargamento da presença a vários segmentos e diversidade dos serviços.

Nesta fase de lançamento, a empresa tem como parceiros de negócio a Nokia e a Sony-Ericsson, estando disponível oito telemóveis daquelas marcas, alguns dos quais em exclusividade para os vários segmentos de mercado.

Luís Lopes divulgou ainda que numa segunda fase, perto do Natal, serão disponibilizados serviços de banda larga móvel, até 7,2 Megabites por segundo e total mobilidade.

Numa terceira fase, estará disponível o homezoning com serviço de voz fixa e acesso à Internet com mobilidade restrita, em zonas de satélite, alargando a oferta tripla (televisão, Internet, telefone fixo) a todo o território.

Questionado sobre expectativas de clientes para a nova oferta, Luís Lopes não quis adiantar pormenores, uma vez que são necessários “alguns meses para ver qual o sucesso comercial” do novo produto, mas adiantou que pretende ultrapassar os 25 por cento dos seus clientes que já subscreve a oferta tripla.

“A introdução do telemóvel vai permitir-nos ser ainda mais ambiciosos por que passamos a ter um objectivo de oferta quádrupla. Quanto a essa percentagem [25 por cento de clientes], acreditamos que vai ser mais alargada até e que possa crescer ainda mais que nossa base de clientes de Internet”, disse.

A ZON Multimedia pretende com este produto apostar no segmento mercado residencial e de particulares não no segmento empresarial.

O ZON Mobile estará disponível nas lojas dentro de um mês e também numa loja online [www.zon.pt], altura em que arranca também uma campanha publicitária.

O operador móvel da ZON Multimédia será o segundo operador virtual em Portugal, depois dos CTT terem lançado, no final do ano passado um MVNO, o Phone-ix, que já conta com mais de 100 mil clientes.

Será também o quinto operador móvel, depois da TMN, Vodafone, Optimus e Phone-ix.

Questionado pelo jornalistas sobre se pretende ser o quarto operador, Luís Lopes afirmou que pretende o ultrapassar os CTT o mais depressa possível. Lusa

Exit mobile version