Pplware

YouTube WebApp em HTML5

A Google renovou recentemente o seu site mobile do YouTube e desta vez usou o novo padrão web que promete enriquecer ainda mais os conteúdos web e uma melhor interacção com ecrãs multi-touch.

Os smartphones, a partir de agora, podem usufruir do YouTube directamente através do browser, como se tivessem a usar o já tradicional “YouTube Player” presente em muitos smartphones. Graças ao novo padrão web (HTML5) o YouTube consegue agora oferecer um conteúdo mais rico sem ser necessário recorrer a aplicações dedicadas, tornando assim numa WebApp (Aplicação Web) que poderá ser acedida directamente através do browser, pelo endereço m.youtube.com e ser gravada em forma de aplicação. Uma vez que se trata de um padrão web, este poderá ser usado em todas as plataformas (que estejam preparadas para o HTML5).

Como demonstram no vídeo que serviu de apresentação, quer o iPhone, quer o Android, podem agora ter practicamente a totalidade das funções do Youtube e correr os vídeos quase instantaneamente nos players nativos sem ser necessário recorrer ao Youtube Player ou Plugins Flash.

Isto é possível porque o HTML5 usa tags especificas para esse mesmo efeito, ficando assim mais uma vez comprovado o enorme potêncial que o HTML5 nos trará de futuro no que toca a WebApps. Depois de aberto no browser, é possivel gravar esse “atalho” que ficará como forma de aplicação, tendo assim um acesso directo junto das outras aplicações.

Desta forma, a Google aposta não só na qualidade, como irá abrir ainda mais os horizontes para aqueles que queiram produzir sites em HTML5, oferecendo conteúdos totalmente ricos como se aplicações nativas se tratassem. Esta medida permite alcançar todas as plataformas sem ser necessário programar e recorrer às AppStores, para oferecerem este tipo de conteúdos, o que poderá ser adoptado brevemente por muitos outros sites e num futuro próximo até mesmo jogos. Esta novidade por parte da Google, já era conhecida no famoso site Vimeo, mas agora com a sua introdução no Youtube o impacto poderá ser ainda maior.

Exit mobile version