Pplware

YouTube Leanback – entretenimento no seu sofá

A Google está empenhada em ser uma empresa com uma palavra a dizer no futuro dos conteúdos disponibilizados a todos nós. A Google TV, que apresentámos anteriormente, é um passo importante nesse sentido. O gigante dos serviços Web, segue agora a mesma estratégia, apresentando uma nova forma de interagir com os vídeos YouTube que irá revolucionar a forma como você consome conteúdos. Vamos conhecer então o YouTube Leanback.

A empresa promete uma experiência de utilização com muita qualidade e conforto.

O YouTube Leanback é uma interface com o utilizador, construída para tirar partido principalmente de conteúdo de alta definição disponível no site de partilha de vídeos da Google. Esqueça o rato e interacções complicadas de click em links ou procuras exaustivas de conteúdo. O Leanback, usa apenas e só as teclas de direcção do seu computador e é ideal para ser utilizado por exemplo num televisor de alta definição.

As teclas da esquerda e da direita, servem entre outras aplicações para ir respectivamente para o anterior / próximo vídeo ou para seleccionar um vídeo da “playlist”. A tecla para cima, serve para invocar uma pesquisa no YouTube e a debaixo para invocar a playlist de vídeos que o YouTube seleccionou para si.

Uma vez lançado ocupa a totalidade da área de visão do browser (pode carregar em F11 para ecrã inteiro) e organiza os conteúdos que lhe são mostrados com base no seu histórico de navegação. Por exemplo se é como eu, que usa muito o youtube para ver as trailers dos filmes que irão estrear, o Leanback será um autêntico canal de televisão de cinema com trailers diferentes a serem reproduzidas de forma sequencial, até você querer claro.

Mas o serviço não é apenas um “slideshow” de vídeos relacionados que são reproduzidos sequencialmente, está muito mais bem elaborado. Pode escolher o conteúdo que quer ver por género de canal do youtube, por exemplo visualizar vídeos apenas com o conteúdo de comédia. Tem também uma funcionalidade que permite ligar o YouTube Leanback ao Facebook o que irá lhe pedir para instalar uma aplicação no seu perfil da popular rede social.


Esta aplicação basicamente regista todos os vídeos que são partilhados do YouTube pelos seus amigos, e aparecerão na sua emissão. Isto é, trata-se no fundo de uma transmissão de TV mais social, e adequada aos tempos modernos de uma internet que segue essa tendência.

O serviço encontra-se actualmente em beta e necessita do plugin Flash Player instalado. Independentemente da estabilidade ou usar um plugin “exigente” ao nível de recursos, não notei qualquer falta de fluidez a testar este serviço, acho que o mais importante será ter uma boa placa gráfica para tirar partido de todo o conteúdo de alta definição que lhe for apresentado, bem como uma ligação à internet generosa para usufruir desse conteúdo. Nada de novo já que estes requisitos eram necessários quando tenta reproduzir um vídeo de alta definição no youtube em ecrã inteiro.

Há rumores que no futuro, este serviço esteja também disponível em HTML5, nem que não seja pelo menos no formato da Google WebM, já que a empresa terá todo o interesse em promover uma tecnologia sua mas até lá teremos de esperar para ver se este serviço terá um equivalente HTML5. Se tiver um computador de lado, enquanto está a trabalhar no seu portátil, aproveite para testar este serviço e transformar largura de banda não utilizada que tem direito no acesso à internet numa interessante experiência de televisão caseira. YouTube Blog

Exit mobile version