Para já a Electronic Arts, a Universidade da Califórnia e a Animoto são algumas das empresas que estão a tirar partido das novas APIs. No caso da Electronic Arts a empresa de jogos permite aos jogadores capturar imagens de personagens para o Spore, o jogo que está ainda em preparação, e publicá-las directamente no YouTube, enquanto a Animoto permite aos utilizadores criar vídeos de música com qualidade profissional a partir de fotografias.
Também os utilizadores anónimos podem agora personalizar a sua ligação ao YouTube, bastando ter algum conhecimento de programação web. Quem tem um site pode criar uma forma dos seus visitantes fazerem upload directo para o YouTube sem nunca terem de entrar no portal e sair desse site, um dos pedidos mais frequentes. Os utilizadores podem ainda gerir a conta do YouTube, com a gestão de favoritos, mudança de subscrições e outras funcionalidades a partir de qualquer site.
Para perceber melhor este lançamento, nada como ver o vídeo da equipa do YouTube a explicar a estratégia ou visitar o site no Google Code.
As API estão disponíveis nas 18 línguas suportadas pelo YouTube, mas Portugal só para português do Brasil.