As formas tradicionais de pesquisa de conteúdos na Internet não têm evoluído muito desde a sua criação. Continuamos a ter de aceder a uma página onde colocamos os termos que queremos pesquisar e os resultados são por norma excertos de texto onde se encontra aquilo que pesquisámos.
Este modelo está a ser lentamente quebrado e as alternativas começam lentamente a surgir. O Yahoo acaba de lançar o Axis, que pretende redefinir a forma como procuramos conteúdos, sem termos de usar os métodos a que estamos habituados.
O Yahoo Axis pretende revolucionar a forma como procuramos conteúdos e como acedemos aos resultados dessas mesmas pesquisas. E pretende criar uma experiência de utilização transversal aos vários dispositivos que possamos usar, tornando essa pesquisa e navegação contínua entre estes dispositivos.
Vamos deixar de aceder a uma página para efectuar essa pesquisa e passamos a poder fazê-la em qualquer lugar, durante a nossa navegação.
Esses mesmos resultados vão deixar de ter o aspecto que sempre tiveram a passa a ser mostrada uma miniatura da página onde os mesmos se encontram, para que possamos ter uma melhor noção do que vamos encontrar e validar de imediato o resultado que mais nos interessa.
O Axis apresenta já também a apresentação de resultados antes da conclusão da escrita, prevendo o que o utilizador pretende pesquisar. Muitas vezes o resultado que procuramos está disponível antes de terminarmos a escrita deste.
Para além da pesquisa temos também acesso a uma página pessoal onde podemos guardar os resultados mais importantes das nossas pesquisas e até nos nossos links favoritos.
Todas estas pesquisas e favoritos são também transpostas entre dispositivos e estão acessíveis em todos os que usarmos.
O Yahoo Axis está dividido em três frentes distintas. A primeira, para o Desktop, integra-se com os principais browsers e disponibiliza uma nova barra de pesquisa no final das páginas.
Sem sairmos da navegação que estamos a realizar podemos obter de imediato resultados de pesquisas sobre temos que descobrimos ou que pretendemos pesquisar.
Nessa barra, e se nos autenticarmos (conta Yahoo, Facebook ou Google) podemos também criar e gerir a nossa lista de favoritos.
Nos dispositivos móveis, para já apenas iOS (iPhone e iPad) o Axis comporta-se como um browser. Podemos colocar na caixa de endereço a página que pretendemos visitar e ele transporta-nos para lá.
A qualquer momento podemos efectuar uma pesquisa, colocando os termos pretendidos nessa mesma barra de endereço. Os resultados são apresentados e podemos de imediato navegar para a página pretendida.
Também aqui a apresentação dos resultados é feita de forma visual, com a disponibilização de miniaturas dos sites obtidos nos resultados.
Os favoritos que criaram noutros dispositivos ou noutros browsers são também transpostos para esta aplicação e estão acessíveis para consulta ou para que continuem as pesquisas que efectuaram antes.
Vejam no vídeo abaixo a forma de utilização do Axis e a integração que este permite com vários dispositivos e com a sincronização de resultados e de favoritos.
O Yahoo tenta recuperar a sua posição no mercado das pesquisas, procurando trazer de novo a si o papel importante que teve em tempos.
O Axis é revolucionário e vai mudar a forma como realizamos as nossas pesquisas, integrando-nos ainda mais com os resultados do que procuramos e tornando mais simples chegarmos ao que queremos.
Esperemos que este seja o caminho a seguir e que o Yahoo tenha feito a aposta certa. Não podemos esquecer a posição que os concorrentes ocupam e o peso que têm neste mercado.