De acordo com uma informação publicada no site da Internet Society (organização sem fins lucrativos de associados profissionais que facilita e sustenta a evolução técnica da Internet e promove o desenvolvimento de novas aplicações do sistema) as grandes empresas deverão activar de forma permanente a nova versão do protocolo IP, o IPv6, já dia 6 de Junho.
Já há vários anos que se tem vindo a ouvir falar no IPv6 e das vantagens do mesmo relativamente ao IPv4. No entanto, devido ao investimento e falta de know-how as empresas têm adiado a mudança/disponibilização de alguns serviços em dual stack (IPv4 e IPv6). Nesse sentido, a organização Internet Society definiu o dia 6 de Junho como o dia em que as grandes empresas devem “assumir” o IPv6, sendo essa mudança fundamental para o contínuo crescimento da Internet como plataforma para Inovação e desenvolvimento económico.
De acordo com Vint Cerf, ”o dia definido para o “World IPv6 Launch” será sem duvida um marco histórico na mudança do actual paradigma da Internet. O IPv6 irá permitir ter mais dispositivos ligados a esta rede de comunicação à escala mundial”
Algumas empresas/serviços que irão estar disponíveis em IPv6
O IPv6 é a nova versão do protocolo IP, e foi desenvolvido para suceder à actual versão (o IPv4). O que motivou o desenvolvimento desta nova versão foi a aproximação da exaustão do espaço de endereçamento e a necessidade de resolver algumas das limitações do IPv4, nomeadamente no que toca a segurança e mobilidade, e simplificar algumas das funcionalidades do protocolo IPv4.
Qual a sua opinião sobre o IPv6? Acha que é desta que haverá uma adesão massiva ao novo protocolo da Internet?
Alguns artigos sobre IPv6