De acordo com a Cnet, o SP1 do Windows Vista não deverá ser muito avolumado no que toca ao número de rectificações disponibilizadas ao público. O site refere mesmo que o SP1 do “Vista” deverá assumir os mesmos contornos do SP1 no Windows XP, não se prevendo uma actualização de monta, como sucedeu com o SP2 no mesmo Windows XP. O SP1 do Vista deverá incidir na segurança e também em emendas cruciais para o novo sistema operativo.
Não existe uma data definida para o lançamento deste SP1, ainda que os responsáveis da Microsoft admitam que possa seguir o mesmo calendário de lançamentos verificado com Windows XP (o “XP” foi lançado em Setembro de 2002 e o respectivo SP1 11 meses depois). Por norma, os SP do Windows são gratuitos e podem ser automaticamente descarregados na Net. O lançamento de um SP1 segue a “tradição” criada com as anteriores versões de sistemas operativos.
Depois das primeiras versões saírem para o mercado, a Microsoft costuma lançar um pacote de ferramentas e emendas que permite melhorar o desempenho do sistema operativo ou sanar falhas detectadas durante o uso em ambiente “real”. Além das eventuais candidaturas para os testes, os responsáveis da Microsoft vão poder contar com a informação recolhida pelos primeiros clientes do Vista, cujo lançamento para empresas decorreu em Novembro.