A poucos dias do lançamento do primeiro Service Pack para o Windows Vista a Microsoft levanta um pouco o véu sobre os pontos-chave do SP1.
O bloco de maior relevo vai para as “toneladas” de compatibilidades de hardware adicionadas ao sistema, um melhorado sistema de reabilitação e claro melhor performance e menos consumo energético para portáteis.
Este pack de instalação virá com o tamanho de 450MB, mas terá de o descarregar através do Windows Update, que descarregará somente 65MB. A razão é simples, provavelmente o utilizador já descarregou algumas actualizações/correcções que foram posicionadas ao longo destes meses de utilização do Vista.
Aqui estão algumas das mais excitantes funcionalidades que virão com o SP1:
- Adicionado suporte para o Direct3D® 10.1, esta actualização permite suportar novas funcionalidades do hardware
- Novos endereços serão instalados para que possa reportar erros de aplicações de forma especifica, como por exemplo do Windows Calendar, Windows Media Player, e um numero significativo de drivers incluídos no Windows Vista.
- Adicionado suporte para exFAT, um novo sistema de ficheiros que suporta uma grande capacidade de informação. Este sistema será usado nos dispositivos de memória flash e em outros dispositivos de armazenamento.
- Melhorado suporte para drivers de alta densidade, serão identificados por novos ícones e descritos como dispositivos HD-DVD e Blu-ray
- Implementação de uma gestão melhorada de energia consumida o que fará aumentar longevidade das baterias.
- Melhorada a velocidade de copiar e extrair ficheiros de e para pastas zipadas.
- Melhorada a capacidade de copiar ficheiros, pastas e outros dados multimédia.
- Melhorados os tempos de arranque e encerramento do sistema quando usado o ReadyBoost.
- Os utilizadores controlarão agora quais os volumes a desfragmentar.
Além destas novidades outros melhoramentos serão apresentados. Esperemos que de facto o Windows Vista ganhe um pouco mais de velocidade em determinadas acções.