Estudos recentes mostram que a fatia de mercado correspondente ao Windows Vista tendo vindo a crescer constantemente, mês a mês, desde seu lançamento. Já o adversário directo, o Mac OS X, manteve os resultados sem grande alteração… Ainda assim o sistema operativo mais utilizado continua a ser o Windows XP.
No último mês, 4,52% dos sites monitorizados foram visitados por computadores com Windows Vista. Em Janeiro, aquando do seu lançamento, esse número era de 0,18%. Em Fevereiro já eram 0,93%, em Março 2,04%, em Abril 3,02% e em maio 3,74%.
Quanto ao Mac OS X (somando os resultados do Mac PowerPC e do Mac Intel), este manteve-se praticamente constante nos seus 6% de penetração no mercado. Em Janeiro, 6,22% dos internautas usavam o Mac OS X, número que subiu para 6,44% em maio mas caiu para 6% em Junho, o que mantém o desempenho médio.
A este ritmo, o Windows Vista deverá ultrapassará os 6% da Apple lá para fim de Agosto. Com a fatia da Apple constante, é fácil notar que o crescimento do Windows Vista se deu sobre o Windows XP, que caiu de 85,02% em Janeiro para 81,94% em Junho.
A notícia surge pouco depois do presidente da Acer, Lanci Gianfranco, ter afirmado que «toda a indústria está desapontada com o Windows Vista». Na sua opinião, o novo sistema operativo da Microsoft apresenta problemas de estabilidade e compatibilidade com aplicações existentes no mercado. «O Vista teve um impacto mínimo na venda de novas máquinas. Muitos consumidores simplesmente preferem o XP». Lanci diz, ainda, que a Acer continua a vender computadores com Windows XP porque o Vista não agrada a muitos dos seus consumidores alvo.