Vamos aqui apresentar um texto traduzido do site APC Magazine, onde se explica com pormenor o mais recente método de quebrar as protecções do Windows Vista. Garanto que funciona e garanto que nunca vi nada tão genial.
Finalmente, um crack que realmente desbloqueia a protecção do Windows Vista, este “passo de mágica” foi programado por um grupo de piratas informáticos de nome Pantheon. Este crack permite que uma cópia pirata de qualquer versão do Windows Vista (Home Basic/Premium e Ultimate) seja devidamente activada e fique totalmente operacional ao contrário da maioria dos cracks, que têm povoado a net, desde que o sistema operativo foi lançado, em Novembro último.
Este crack em questão, não age somente sobre a activação do sistema operativo, nem congela a hora da BIOS – na realidade ele faz uso do processo de registo da activação do Windows.
Ao que parece a Microsoft permitiu a grandes empresas construtoras de hardware (OEM’s), tais como a ASUS, HP, ACER e a LENOVO, venderem os seus sistemas com uma pré-instalação do Windows Vista que não necessita de ser activado – aparentemente porque os utilizadores finais poderiam achar este processo demasiado inconveniente.
Emulação do OEM
Esta versão do Vista usa o System-Locked Pre-Installation 2.0 (SLP 2.0). Este sistema permite que os OEM’s possam inscrever no sistema informação específica de modo a que o sistema operativo não necessite de comunicar com a Microsoft para verificar se é uma cópia genuína ou não. Os componentes da licença incluem a licença de hardware BIOS ACPI_SLIC (a qual foi assinada pela Microsoft), um ficheiro com um certificado XML que corresponde a este BIOS ACPI_SLIC, e uma chave específica para a versão do Windows Vista que se pretende activar.
A equipe da Pantheon libertou um pack que inclui os ficheiros dos certificados da Asus, Dell, HP e Lenovo, em conjunto com as chaves de registo para o Vista Home Basic, Home Premium, e Ultimate, e também um emulador que permite que o BIOS ACPI_SLIC driver de cada um dos OEM’s seja instalado, sem que para isso o sistema tenha de correr fisicamente com esse hardware, ou seja, pode-se instalar um certificado da ASUS num sistema que não seja ASUS.
O crack funciona? Sim! Após seguir as instruções detalhadas é possível ter-se uma cópia devidamente activada e legítima do Windows Vista, sobrepondo qualquer tipo de barreira passível de ser interposta pelo Windows Genuine Advantage.
Este crack vem, obviamente, lançar uma grande polémica sobre todo o esforço humano e financeiro feito pela Microsoft. Muitas pessoas já pensavam que desta vez a empresa tinha finalmente conseguído, de uma vez por todas, construir um sistema à prova de pirataria, e caso não sucumbisse à força do capitalismo que permitisse aos OEM’s activarem as cópias do Vista sem comunicarem com a Microsoft, a empresa teria conseguído ficar com o seu sistema invicto.
Toda a comunidade sabe que os grupos de piratas estão constantemente a explorar todas as pequenas frinchas dos sistemas, de modo a descobrir as suas fraquezas, assim que este “Calcanhar de Aquiles” foi descoberto, foi apenas uma questão de tempo para que um crack desta natureza surgisse.
O crack está directamente ligado a chaves de produtos específicos, o que poderá levar a Microsoft a agir perante essas mesmas chaves e enviar uma qualquer tipo de patch de forma a impedir essas máquinas de funcionar com o sistema, mas neste momento todo o trabalho de meses tornou-se muito mais difícil, uma vez que os sistemas ultrapassaram a barreira da activação e estão conectadas como legítimas cópias do Windows.