Este mês de Junho está imparável em termos de novidades no mercado tecnológico… e não se ficará por aqui.
Hoje foi apresentada a nova versão do sistema operativo Microsoft para smartphones: Windows Phone 8. É uma versão carregada de novidades que acompanham muito de perto o que a concorrência já oferece e não fica nada atrás no patamar de novidades apresentadas.
Conheça todos os pormenores.
Após algumas considerações e estatísticas levadas a cabo por Terry Myerson, vice-presidente do departamento Windows Phone na Microsoft Corporation, rapidamente se soube que esta Windows Phone Developer Summit se tratava para a apresentação da nova “major release” do sistema operativo móvel da Microsoft: o Windows Phone 8.
A primeira novidade e provavelmente a que mais impulsionará a evolução e crescimento desta plataforma, essencialmente para programadores, é o Core do Windows partilhado entre as outras versões do Windows 8.
O Windows Phone 8 traz as seguintes novidades:
- Suporte para o melhor e mais recente hardware: processadores multi-core (dual-core e superior).
- Suporte para maiores resoluções: WVGA (800×480 – 15:9), WXGA (1280×768 – 15:9) e 720p (1280×720 – 16:9).
- Suporte para armazenamento adicional: cartões MicroSD, disponível para armazenar fotos, música, vídeo e instalar aplicações.
- Internet Explorer 10: melhoria de desempenho do browser, mostrando resultados superiores aos existentes no Samsung Galaxy S III no teste SunSpider. Terá o mesmo motor de renderização HTML existente na versão desktop.
- “Native Code” – permitirá compatibilizar o desenvolvimento de jogos quer para Windows 8 quer para Windows Phone 8, com uma plataforma de desenvolvimento baseada em DirectX. A linguagem adoptada é C ou C++ e tudo isto permitirá um desenvolvimento de software bastante mais sustentado. Permitirá também partilhar facilmente código entre as outras plataformas mais populares (iOS e Android).
A fácil adaptação de conteúdos entre Windows 8 e Windows Phone 8 é assegurada por um conjunto de APIs partilhadas entre ambos: gráficos, áudio, média, sistema de ficheiros, ligações de rede, entredas, sensores, etc. Será apenas necessário ter em conta os pormenores relativos aos diferentes tamanhos de ecrã.
Portanto, digamos que é uma boa altura para invocar a já conhecida citação do Steve Ballmer: “developers, developers, developers, developers…”. Esperemos que, com todas estas novidades, a riqueza de conteúdos do Windows Market Place acompanhe rapidamente a concorrência.
- Suporte para a tecnologia NFC, capaz de fazer pagamentos, aceder directamente a sites (por exemplo a partir de revistas) ou ler informação em cartões de visita e adicionar todos os dados directamente à lista de contactos. Será também possível, via NFC, iniciar um jogo multi-jogador estabelecendo uma ligação peer-to-peer entre esses dois dispositivos, quer a partir da ligação Wi-Fi ou da rede móvel.
- Wallet: a mais completa experiência da funcionalidade de carteira virtual. Com recurso a um cartão “SIM seguro” (do operador) e à tecnologia NFC será possível fazer pagamentos da forma mais segura que qualquer outro serviço disponível, quer pela Google ou Apple. Existe uma funcionalidade chamada “deals” um pouco parecida com o que o Foursquare fornece, capaz de listar ofertas disponíveis “nas redondezas”.
- Mapas provenientes da Nokia: navegação em modo offline, navegação curva-a-curva e controlo de mapas disponível para programadores.
- Windows Phone 8 para o mercado empresarial: encriptação de dados e “boot” seguro, gestão do dispositivo e aplicações Office habituais.
- Melhorias no ecrã inicial: foi finalmente retirada a (ridícula) barra preta do lado direito, com função de retroceder, e agora todo o ecrã é ocupado com “live tiles”, ícone alterados dinamicamente, com o Metro-style.
É possível uma personalização mais alargada com redimensionamentos e mudança de local de cada “tile”. É adoptado um pouco do conceito de “widgets” já existente no Android. - Multi-tarefa: funcionalidades como chamadas VoIP, video-conferência, aplicações em segundo plano e outros, passam agora a serem funcionalidades incluídas no próprio sistema operativo estado a respectiva API disponível a qualquer programador.
Todas as aplicações do Windows Phone 7.5 funcionarão correctamente nesta versão 8.
É agora adoptada um ligação entre o Internet Explorer 10 presente no Windows Phone e no PC. Sites em HTML5 estão bastante optimizados e com aceleração por hardware.
Em termos de poder de renderização, simulação, realismo e detecção de colisões, tudo em 3D, o Windows Phone 8 apresenta o que de melhor e mais robusto existe para equipamentos móveis. Encontram-se agora várias empresas de desenvolvimento de jogos a colaborar e a trabalhar em conteúdos para Windows Phone 8, prevendo-se a disponibilização dos melhores títulos, existentes em iOS e Android, também para esta plataforma.
Tal como a moda tem ditado, os controlos por voz não foram esquecidos e é possível iniciar aplicações, dar-lhes comandos de execução e algumas ordens e até estabelecer uma conversa. Esta funcionalidade chama-se Audible e está disponível, a partir de hoje no Market Place, para o Windows Phone 7.5.
O SDK do Windows Phone 8 estará disponível no final deste verão. Como resumo, esta nova versão é capaz de funcionar em hardware mais poderoso, trará melhores jogos, melhor capacidade multi-tarefa, interacção por voz com as aplicações, mais formas de lucrar com desenvolvimento de aplicações e está preparada para o mercado empresarial.
As marcas OEMs que poderão comercializar smartphones com Windows Phone 8 serão a Nokia, Huawei, ZTE, Samsung e HTC, onde se espera o surgimento dos primeiros dispositivos já no próximo outono.
O Windows Phone 8 será disponibilizado a nível global e o Market Place poderá ser utilizado em 180 países, 25 países a mais dos que foram anunciados pela Apple.
Actualizações
Todas as actualizações para Windows Phone 8 serão feitas “over-the-air” sem necessidade de qualquer ligação física.
Será dado um suporte mínimo de 18 meses, a todos os dispositivos (já ouvi isto na Google, espero que a Microsoft cumpra) e haverá acesso a um pré-lançamento de actualizações beta para que os mais entusiastas as possam experimentar antes da disponibilização pelas vias normais.
Em tudo isto, a pior notícia é mesmo a não actualização dos actuais dispositivos para esta nova versão 8. Em vez disso será disponibilizada uma versão Windows Phone 7.8 que actualizará o ecrã inicial para o aqui apresentado e que vigorará no Windows Phone 8.
Para terminar, foram ainda anunciadas algumas aplicações exclusivas para dispositivos Nokia Lumia como Nokia Play To (capacidade de stream via DLNA), Nokia Counters (monitorização da utilização de dados, voz e sms), Nokia Music 3.0 (recomenda músicas) e outros extras relativos à aplicação câmara (temporizador, panorama, disparo em acção, disparo inteligente).
O que acha destas novidades apresentadas pela Microsoft?
Acha que continuam a haver condições de acompanhar a concorrência?