Pplware

Windows Phone Summit – as novidades do Windows Phone 8

Este mês de Junho está imparável em termos de novidades no mercado tecnológico… e não se ficará por aqui.

Hoje foi apresentada a nova versão do sistema operativo Microsoft para smartphones: Windows Phone 8. É uma versão carregada de novidades que acompanham muito de perto o que a concorrência já oferece e não fica nada atrás no patamar de novidades apresentadas.

Conheça todos os pormenores.

Após algumas considerações e estatísticas levadas a cabo por Terry Myerson, vice-presidente do departamento Windows Phone na Microsoft Corporation, rapidamente se soube que esta Windows Phone Developer Summit se tratava para a apresentação da nova “major release” do sistema operativo móvel da Microsoft: o Windows Phone 8.

A primeira novidade e provavelmente a que mais impulsionará a evolução e crescimento desta plataforma, essencialmente para programadores, é o Core do Windows partilhado entre as outras versões do Windows 8.   Isto significa que o kernel é o mesmo e todos os outros controladores de baixo nível poderão ser desenvolvidos como se existisse apenas uma plataforma, pois será compatível com as restantes. Falo concretamente de drivers, segurança, ligações de rede, gráficos e multimédia e plataforma de desenvolvimento. Tudo isto será comum.  

O Windows Phone 8 traz as seguintes novidades:

Todas as aplicações do Windows Phone 7.5 funcionarão correctamente nesta versão 8.

É agora adoptada um ligação entre o Internet Explorer 10 presente no Windows Phone e no PC. Sites em HTML5 estão bastante optimizados e com aceleração por hardware.

Em termos de poder de renderização, simulação, realismo e detecção de colisões, tudo em 3D, o Windows Phone 8 apresenta o que de melhor e mais robusto existe para equipamentos móveis. Encontram-se agora várias empresas de desenvolvimento de jogos a colaborar e a trabalhar em conteúdos para Windows Phone 8, prevendo-se a disponibilização dos melhores títulos, existentes em iOS e Android, também para esta plataforma.

Tal como a moda tem ditado, os controlos por voz não foram esquecidos e é possível iniciar aplicações, dar-lhes comandos de execução e algumas ordens e até estabelecer uma conversa. Esta funcionalidade chama-se Audible e está disponível, a partir de hoje no Market Place, para o Windows Phone 7.5.

O SDK do Windows Phone 8 estará disponível no final deste verão. Como resumo, esta nova versão é capaz de funcionar em hardware mais poderoso, trará melhores jogos, melhor capacidade multi-tarefa, interacção por voz com as aplicações, mais formas de lucrar com desenvolvimento de aplicações e está preparada para o mercado empresarial.

As marcas OEMs que poderão comercializar smartphones com Windows Phone 8 serão a Nokia, Huawei, ZTE, Samsung e HTC, onde se espera o surgimento dos primeiros dispositivos já no próximo outono.

O Windows Phone 8 será disponibilizado a nível global e o Market Place poderá ser utilizado em 180 países, 25 países a mais dos que foram anunciados pela Apple.

 

Actualizações

Todas as actualizações para Windows Phone 8 serão feitas “over-the-air” sem necessidade de qualquer ligação física.

Será dado um suporte mínimo de 18 meses, a todos os dispositivos (já ouvi isto na Google, espero que a Microsoft cumpra) e haverá acesso a um pré-lançamento de actualizações beta para que os mais entusiastas as possam experimentar antes da disponibilização pelas vias normais.

Em tudo isto, a pior notícia é mesmo a não actualização dos actuais dispositivos para esta nova versão 8. Em vez disso será disponibilizada uma versão Windows Phone 7.8 que actualizará o ecrã inicial para o aqui apresentado e que vigorará no Windows Phone 8.

Para terminar, foram ainda anunciadas algumas aplicações exclusivas para dispositivos Nokia Lumia como Nokia Play To (capacidade de stream via DLNA), Nokia Counters (monitorização da utilização de dados, voz e sms), Nokia Music 3.0 (recomenda músicas) e outros extras relativos à aplicação câmara (temporizador, panorama, disparo em acção, disparo inteligente).

Vídeo da apresentação    

O que acha destas novidades apresentadas pela Microsoft?


Acha que continuam a haver condições de acompanhar a concorrência?

Exit mobile version