A Microsoft continua incansável no que se refere a recuperar terreno aos seus rivais nas plataformas móveis. Foi apenas em Maio que a empresa de Redmond anunciou a versão Mango do Windows Phone 7 (WP7).
Terry Myerson Corporate Vice President da Microsoft, anunciou no blog oficial do Windows Phone que a versão Mango atingiu o estatuto de RTM (Released to Manufacturing). Segundo o responsável da Microsoft, a nova iteração, do sistema operativo estará disponível este Outono.
Podemos portanto esperar a partir de Setembro a comercialização de novos dispositivos já com o WP7 Mango pré-instalado, e sensivelmente na mesma altura os possuidores de Smartphones com a versão anterior, terão acesso gratuito à actualização. Podemos ainda esperar que assim que saia o WP7 Mango a comunidade de ROMs, vá fazer todo o tipo de “tweaks” ao novo WP7 e disponibilizar novas e sempre úteis funcionalidades.
O modelo de actualização é da responsabilidade da Microsoft. Isto significa que ao contrário do Android em que essas actualizações são das responsabilidade dos OEM ou das operadoras de telecomunicações, a Microsoft pretende seguir um modelo mais coeso como o que verificamos no iPhone.
O responsável da Microsoft destaca algumas das principais inovações do WP7 que a seu ver (e nosso também) são as mais relevantes:
- Nova vista de conversação para email que ajuda aos possuidores do WP7, envolverem-se em longas discussões por email, com amigos e colegas sem o peso actual da vista tradicional de email.
- Threads que aglomeram texto, IM e Chat do Facebook em apenas uma conservação.
- Sistema aprimorado de multitasking de aplicações que permite de forma eficiente ver email, ouvir música e jogar.
- A integração de aplicações nos resultados de pesquisa do WP7 Mango e maior integração com os Hubs de música, imagens e vídeo.
- Internet Explorer 9 para um incremento significativo na velocidade de navegação e suporte a novos standards web como o HTML5
Se quer saber mais detalhes acerca do WP7 Mango, não deixe de ler a nossa análise detalhada de todas as funcionalidades aqui. Com rumores que já este ano a Nokia irá lançar o seu primeiro Smartphone WP7, espera-nos um final de ano bastante interessante. Será que o WP7 Mango, marca o regresso da Microsoft à ribalta do mercado móvel? Os outros concorrentes no entanto não irão certamente menosprezar a Microsoft, pelo que podemos esperar novidades no iOS e Android.