Pplware

Windows Phone 7 – Detalhes da plataforma emergente

Depois do anúncio na MWC, da nova série de sistemas operativos móveis Windows Phone 7, a Microsoft entra novamente na luta activa pelo mercado de smartphones. Foram dadas a conhecer pela empresa de Redmond, alguns pormenores e capacidades da sua nova plataforma móvel. Saiba mais do que pode esperar quer como utilizador, quer como programador.


Antes de já as más notícias, ao longo dos últimos meses muito se tinha falado sobre a elevada probabilidade do smartphone HTC HD2 ser o único dispositivo actualizável para o Windows Phone 7 (WP7). A Microsoft confirmou que tal actualização nunca irá chegar, desiludindo alguns dos utilizadores deste Smartphone que ao adquirir esperavam ter um tapete vermelho para aceder ao sistema operativo móvel da nova geração da Microsoft.


Vamos portanto passar às novidades. E são de facto são boas notícias para quem é adepto da plataforma da Microsoft. O “véu” foi levantado na conferência Mix 10, de informação relevante sobre a sua nova plataforma móvel. Alguns dos anúncios mais sonantes foram referentes ao conjunto de parcerias com autores de algumas das aplicações móveis mais preponderantes da actualidade.

Isto coloca a Microsoft aspirante série, a mudar o jogo do panorama actual de smartphones, no que refere a isso mesmo – “Jogos”. Algumas das parcerias de relevo incluem, grandes produtoras de jogos, com bastante experiência em desenvolvimento em iPhone e Android, das quais destacamos:

A Microsoft pretende ainda se empenhar pessoalmente no desenvolvimento de jogos para a plataforma através da participação da sua unidade Microsoft Game Studios. Será que iremos ver versões do Halo para WP7? Apenas o tempo o dirá.

Existem títulos já preparados para serem lançados, quando surgirem os primeiros dispositivos com o WP7. A prova disso foi o jogo The Harvest, que foi demosntrado pela empresa de Redmond. Este jogo ao estilo do popular Diablo, demonstra muito bem a aposta séria no mercado de entretenimento móvel, que a Microsoft está a fazer. O seguinte vídeo é disso exemplo, são de realçar as promissoras capacidades 3D da sua nova plataforma.

Mas as novidades não se ficam por aqui, a Microsoft assegurou parcerias também com alguns dos principais autores de aplicações populares para iPhone e Android.

Dos quais destacamos:

Destes produtores de software, a Seesmic alarga a sua oferta, visto já possuir um dos mais populares clientes de Twitter para Android e iPhone. Além de contar com essas versões a mesma empresa conta com um cliente desktop com a tecnologia Adobe Air e aproveitou para também anunciar uma versão desenvolvida em Silverlight para o desktop, além da tão anunciada versão WP7.


Foi também revelado o aspecto do novo Windows Phone Marketplace com uma filosofia de funcionamento já esperada. Todas as aplicações gratuitas ou comerciais apenas poderão ser adquiridas através deste meio de distribuição. Para todos os interessados em programar para a plataforma e verem a sua aplicação no Marketplace, é de salientar que as aplicações desenvolvidas terão que respeitar as linhas orientadoras da Microsoft que regulam a parte técnica e de conteúdo das aplicações móveis. O desrespeito por essas regras irá levar à rejeição das mesmas (já vimos isto em algum lado?)


Os curiosos em se aventurar na nova plataforma móvel da Microsoft poderão já fazê-lo, visto estar disponível um conjunto de ferramentas para desenvolvimento sobre o WP7, entre as quais um addin do WP7 para o Visual Studio 2010, a versão express (gratuita) do Visual Studio 2010 para WP7 e um emulador de WP7 para o teste de aplicações desenvolvidas para o mesmo sistema. Uma familiarização com o Silverlight e a tecnologia XNA da Microsoft serão importantes, já que é esta a tecnologia que serve como fundação para a sua nova tecnologia móvel.

Este conjunto de anúncios na Mix 10, apenas realçam o quanto a Microsoft leva a sério o mercado de Smartphones e para quem apelidava as iterações anteriores do seu sistema operativo móvel de ser orientado para o mercado empresarial, não poderá certamente afirmar o mesmo do WP7. Trata-se de uma plataforma moderna, orientada para o entretenimento que pretende utilizar alguns dos factores de sucesso demonstrados no iPhone, e juntá-los a um novo paradigma de navegação móvel.

Exit mobile version