Não, não é impossível o multitouch em ecrãs resistivos e a prova disso é este SDK que permite criar aplicações multitouch para telemóveis com WindowsMobile. Apesar de nos ecrãs capacitivos haver reconhecimento dos dedos e por isso o multitouch ser de fácil implementação, nos ecrãs resistivos isso não acontece. Nada melhor que a matemática para resolver a questão.
Na plataforma Windows Mobile, o multitouch era um dos grandes impedimentos no desenvolvimento de aplicações. No iPhone ou nos smartphones Android, o multitouch é algo que é feito no kernel do sistema operativo e, desde que o ecrã seja capacitivo, não existe qualquer problema.
Mas não existem impossíveis para a malta do fórum XDA, agora é possível para qualquer developer criar aplicações com dual touch: um multitouch limitado visto que suporta um máximo de dois dedos. Para tal ser possível foi criado um SDK, com uma implementação bastante simples.
Entre todas as features destacam-se:
- Pinch to Zoom;
- Drag;
- Vários eventos à base de gestos.
Isto vem dar um novo alento à plataforma Windows Mobile, mas vem um pouco tarde uma vez que o Windows Phone 7 está quase aí a rebentar. Ainda assim é uma mais-valia para quem estiver a fazer aplicações para Windows Mobile e queira implementar o multitouch.