Pplware

Windows mais seguro que um Mac

O organizador do concurso de hackers Pwn2Own admite que o Windows 7 é mais seguro que o Snow Leopard e afirma ainda que o Safari será o primeiro browser a sucumbir aos hackers. O organizador do evento Aaron Portnoy diz então:

“O Safari será o primeiro a sucumbir. Este funcionará no Snow Leopard que não está ao mesmo nível do Windows 7.”

No concurso no ano passado, demorou apenas 5 segundos para que um investigador de segurança explorasse uma falha do Mac através do Safari. Há dois anos, foram necessários menos de 2 minutos para penetrar num Macbook Air e, mais uma vez, o Safari provou ser o grande buraco na segurança.

Os utilizadores Mac costumam afirmar que os seus sistemas são bem mais seguros que os sistemas Windows, muito por causa do número de vírus: trojans e outros tipos de malware que infectam os computadores Windows. Conceber malware para um Mac, dizem os hackers, não vale a pena o esforço devido à pequena porção do mercado controlada pela Apple. Dizem ainda que os sistemas Windows têm provado ser bem mais seguros que os sistemas Mac no concurso de hackers em questão.

Mas nem todos os hackers concordam que o Windows 7 seja mais seguro que o Snow Leopard. O investigador de segurança Charlie Miller, o hacker do Mac via Safari, afirma que o Snow Leopard é tão seguro como o Windows 7, embora admita que o Safari seja ligeiramente mais vulnerável que os browsers para Windows.

“Ao contrário dos anos anteriores, eu diria que o Safari não é tão mais intuitivo que os browsers em Windows. Digo isto pois o Snow Leopard possui finalmente DEP (Data Execution Prevention – Prevenção de Execução de Dados). Além disso, na Black Hat DC, Dio Blazakis mostrou como derrotar o DEP nos browsers em Windows. A única diferença é que o Safari tem uma maior superfície para atacar e isso inclui, por exemplo, o leitor PDF (Preview) e o Flash.” PCWorld

Exit mobile version