A Microsoft não tem propriamente um historial de dormência mercantilista. Pode estar neste momento numa zona de penumbra mas está certamente a criar e a desenvolver aquilo que melhor sabe fazer: software.
De forma tranquila, a Microsoft disponibilizou a versão RTM (release to manufacturer) do Windows Embedded Compact 7, que, alguns, já apelidaram de “sistema operativo para tablets”. Sim, é verdade! Está pronto e pode já ser descarregado numa versão trial de 180 dias… a corrida ganhou novo fugitivo!
A versão RTM já pode ser descarregada aqui, durará 180 dias para poder testar e ver as potencialidades deste novo sistema operativo. Embedded Compact 7 é uma versão do Windows 7 que pode ser embutida ao nível do hardware. Este SO suporta multi-toque e permite controlos por toque muito similar à experiência já conhecida no iOS da Apple.
Principais funcionalidades do Windows Embedded Compact 7:
- Suporta ferramentas recentes desenhadas para a arquitectura ARM v7
- Incorpora uma nova tecnologia para criar interfaces de utilizador
- Suporta o novo sistema SMP (symmetric multiprocessing) para processadores x86 & ARM, MIPS
- Traz um novo player multimédia com um interface gráfico personalizável
- Traz uma nova versão do Internet Explorer (que é baseada no IE 7 com alguns melhoramentos de performance herdados do IE8)
- Suporte para Flash 10.1 (que requer uma licença OEM da Adobe para quem precisar dessa funcionalidade)
- Suporte para embutir Silverlight
- Melhorada a conectividade com PCs, servers (suporte NDIS 6.1)
Este browser que a Microsoft apresenta irá suportar tanto Flash como Silverlight.
Segundo a ZDnet, o SO foi colocado em versão RTM antes do final de 2010, uma meta não conhecida e nunca falada. De acordo com a Microsoft e debruçando-se apenas no foco principal, o Windows Embedded Compact 7 foi desenhado e adaptado para o segmento “Mobile e dispositivos de desempenho simples totalmente personalizáveis”.
O que é um Windows Embedded?
Windows Embedded é uma família de sistemas operativos da Microsoft projectado para uso em sistemas incorporados. A Microsoft disponibiliza quatro categorias diferentes de sistemas operativos para dispositivos embedded como alvo num mercado amplo e em tempo real, servindo dispositivos de ponto de venda como quiosques multimédia e computadores muito pequenos (smartphones, tablets, consolas de jogos, etc…). O Windows Embedded Compact é um sistema operativo com um kernel modular especializado que pode ser executado em menos de 1 MB de memória