… já a partir de Fevereiro de 2012.
Aquando da apresentação do Windows 8, a Microsoft levantou o véu do que seria a sua Store de aplicações para este sistema operativo. Foi anunciado na altura que a Store só iria estar disponível aquando do lançamento da versão beta do Windows 8, e agora já existe data para esta disponibilização, o final de Fevereiro de 2012.
A Windows App Store estará apenas disponível no Windows 8 e permitirá aos utilizadores do Windows localizar, experimentar e comprar aplicativos úteis e de alta qualidade de praticamente qualquer lugar do mundo.
O desenvolvimento desta Store foi feito com base nos standards actuais, assenta por isso em HTML5 e JavaScript. A sua imagem assenta na imagem de marca do próprio Windows 8, o estilo Metro e ocupará o ecrã inteiro.
A ideia da Microsoft para esta Store é promover as aplicações através das capacidades de descoberta e visibilidade das mesmas. Por forma a aumentar essa visibilidade, será feita a integração com o Bing, onde essas mesmas aplicações serão publicitadas.
O IE10 terá também um papel importante na divulgação das aplicações pois será possível dar realce às aplicações em páginas web, com recurso a apenas uma linha de código, através da exibição de um ícone específico, alertando os utilizadores para a existência dessa aplicação e encaminhando-os para a Store.
Esta Store terá o mesmo modelo das que actualmente estão disponíveis nos outros sistemas operativos. O modelo financeiro é também igual às restantes, mas existe uma simpática excepção.
Será aplicado o modelo de 70% para o programador, por cada aplicação vendida, mas acima dos 25.000 dólares, esse rácio é alterado para 80%, permitindo assim que as aplicações mais bem sucedidas sejam mais bem pagas.
Eis as principais novidades que a Microsoft realça nesta sua nova Windows App Store.
- Windows Store é simples – fácil para desenvolver, submeter e vender aplicações
- A loja de aplicações do Windows é rápida, simples e integra um estilo de aplicações Metro full screen, construídas para se adaptarem às necessidades do utilizador e do dispositivo onde correm – desenvolvida em HTML5 e JavaScript.
- Na loja de aplicações Windows, as aplicações dos developers estarão disponíveis em todo o mundo, com acesso ao marketplace internacional, dando a possibilidade aos programadores de venderem as suas aplicações em 231 mercados em mais de 100 línguas.
- Windows 8 representa uma fantástica oportunidade para os Developers….
- Vantagens Económicas: Com a loja de aplicações Windows, as aplicações mais populares vão ajudar os programadores a obter mais receitas. De acordo com o modelo económico previsto, todas as aplicações irão começar com uma divisão de 70/30 % mas, para as aplicações que gerem mais 25 mil dólares, os programadores irão receber 80% das receitas durante o ciclo de vida da aplicação.
- Processo Transparente: A loja de aplicações do Windows possui um processo transparente desde o upload até ao download das aplicações. Com a Windows App Store, os developers poderão correr os mesmos testes técnicos utilizados antes de submeterem a aplicação, mas também conhecer a evolução das aplicações durante o seu ciclo de vida.
- Modelos de Negócio Flexíveis: Os developers têm a liberdade de usar o serviço de transações da Microsoft ou usar o seu próprio serviço, sendo que a Microsoft irá ficar com 0% das receitas de compra da aplicação.
- Promoção das Apps: A promoção e divulgação das apps são a máxima prioridade da loja de aplicações do Windows, com benefícios como as listas de aplicações disponíveis, períodos de teste e pesquisas através do Bing e do Internet Explorer 10.
Com o lançamento da Windows App Store a Microsoft espera disponibilizar a todos os programadores o acesso a milhares de equipamentos que vão estar equipados com o Windows 8 e a mais de 213 mercados, em mais de 110 idiomas.
Resta-nos então esperar por Fevereiro para vermos o que a Windows App Store trará e de que forma se integrará com o Windows 8.