A aposta da Microsoft no seu novo sistema operativo para Desktop trouxe uma pequena revolução dentro do seu ecossistema. A criação de uma loja de aplicações veio facilitar a forma como acedemos e escolhemos as aplicações que usamos e para quem as produz passa a existir uma certeza de visibilidade e de disponibilidade.
A meta agora atingida pela loja de aplicações do Windows 8 poderia ser encarada apenas como mais um marco caso não existissem factores de comparação que a tornam um objectivo muito interessante e importante.
São 35 mil aplicações em apenas dois meses, mas que se comparadas com outros sistemas operativos representam muito mais e são uma clara vitória.
A comparação que está a ser feita por muitos leva o número de aplicações a ombrear com a loja de aplicações do Windows Phone. E porquê? Porque a loja de aplicações do sistema operativo móvel da Microsoft demorou cerca de um ano a atingir este número.
Os mercados e os objectivos traçados para estas duas lojas são distintos e muito diferentes, mas é de referir que o que demorou um ano a ser atingido pelo sistema operativo móvel levou apenas 2 meses ao Windows 8.
A própria Microsoft procurou enfatizar, num artigo publicado no blog Windows Phone Developer que no corrente ano foram verificadas e publicadas mais de 75 mil aplicações e jogos na store do Windows Phone, o que permitiu duplicar a oferta desta loja e fazê-la crescer ainda mais.
Estes números demonstram que não existiu um abrandamento em qualquer uma das lojas e que é a do Windows que está a ter um desempenho excelente, motivado em parte pelo esforço que a Microsoft colocou no apoio à criação de aplicações, mas também graças ao interesses dos programadores nesta plataforma.
Os números apresentados não são oficiais da Microsoft mas sim do serviço MetroStore Scanner, que monitoriza a loja de aplicações do Windows 8 e apresenta um acesso via web a essas aplicações, algo que a Microsoft não tem.
O número actual de aplicações é de 35167 (à hora da escrita deste artigo) e mostra o crescimento que esta loja tem tido. Só desde o dia 13 de Dezembro, altura em que foi passada a marca das 30 mil aplicações, o crescimento foi exponencial, com um acréscimo de 5 mil aplicações.
Não é de espantar que a loja de aplicações do Windows seja a que mais tem crescido e provavelmente será a que tem apresentado o maior crescimento de todas as disponíveis, desde a sua criação.
O Windows 8 tem vendido de forma fantástica, aliada ao interesse que todos os programadores têm em desenvolver aplicações para esta plataforma.
Reforçamos que estes números não têm qualquer cariz oficial, mas mostram ainda assim que o crescimento do Windows 8 e da loja de aplicações associada está a bater todos os concorrentes e opositores.
A aposta da Microsoft foi muito bem conseguida e o modelo de integração da sua loja e das aplicações no sistema operativo estão agora a mostrar o sucesso dessa aposta.