Pplware

Windows 8 entra em fase de produção

O lançamento do Windows 8 está agendado para o dia 26 de Outubro. Esta data vai ser cumprida de forma precisa, o que implica que alguns passos necessitam ser dados antes.

O mais importante é, sem dúvida nenhuma, a disponibilização aos fabricantes da versão RTM. Esta disponibilização significa que a Microsoft terminou o ciclo de desenvolvimento do produto e os testes e começou oficialmente a disponibilizar o código final aos seus parceiros fabricantes de computadores, que vão agora preparar os seus equipamentos (computadores, portáteis e tablets) para receber de raiz esta versão do sistema operativo Windows e que vão começar a chegar ao mercado e às lojas no Outono.

E esse momento acaba de acontecer. Foi lançada e disponibilizada a versão RTM para todos os parceiros OEM.

A notícia da disponibilização da versão RTM do Windows 8 foi dada por Steven Sinofsky, Presidente da Divisão Windows da Microsoft, no blog de desenvolvimento do Windows 8. Nesse artigo é apresentada a novidade da disponibilização desta versão para os fabricantes de hardware.

Com acesso à versão final do Windows 8 os fabricantes de equipamentos podem começar a delinear as as suas estratégias e preparar os equipamentos que querem ver equipados com este novo Windows.

Mas para além desta disponibilização, a Microsoft apresentou também um calendário preciso e detalhado dos próximos passos que vão ser dados com relação ao Windows 8. Vai ser dado acesso a programadores e a responsáveis técnicos das organizações, para que se possam adaptar e verificar da adequação do Windows 8 ao seu ambiente.

Eis um resumo das datas chave nas próximas semanas:

Os programadores podem visitar o Windows Dev Center para terem acesso a todas as ferramentas e recursos que lhes vão permitir desenhar, desenvolver e vender Apps na Windows Store. Se durante as fases de preview do Windows 8, as aplicações eram gratuitas, com a entrada na fase de produção em série, os programadores podem começar a disponibilizar aplicações pagas, pelo que todos os que tenham acesso à versão de fabricante vão começar a ver Apps pagas, na Windows Store.

Além da novidade da versão RTM, a Microsoft Portugal apresentou também outras que afectam directamente os utilizadores portugueses do Windows 8.

Depois da “Banca Sapo”, a primeira App portuguesa presente na App Store do Windows 8, a RTP é a nova App que acaba de chegar à Store e que poderá ser descarregada gratuitamente pelos utilizadores Windows 8.

A aplicação RTP para Windows 8 permite aceder às últimas notícias, texto, vídeo e áudio emitidos, bem como ver os canais, RTP1 e RTP2, em directo.

Com esta aplicação para Windows8, o utilizador pode ainda aceder às emissões online dos principais canais de TV e de Rádio da RTP, para visualização e escuta dedicada dos seus programas preferidos de informação, entretenimento, documentários e desportivos – seja mantendo as emissões em imagem fullscreen, seja em paralelo enquanto navega na web.

O Windows 8 proporciona aos utilizadores uma experiência rápida, fluida e completamente nova e a entrada na fase de produção em série assinala o fim do desenvolvimento do código e dos testes, que contaram com o feedback de consumidores e de developers, através da disponibilização de versões de preview, desde Setembro de 2011.

Homepage: Windows 8

Exit mobile version