Pplware

Windows 7 via PEN-USB – Parte I

Antes de mais quero começar por dar os parabéns ao projecto Peoplware e agradecer a todos vós as milhares de visitas diárias.

Sem todos vós este projecto não faria sentido. Como dizia num comentário que li há pouco: …se podia passar sem o pplware…podia….mas não era a mesma coisa !!!

Após o muito sucesso do artigo: Windows numa PEN-USB (e a guerra do enable file copy :)..temos de alterar a imagem), decidi hoje escrever como correr o Windows 7 a partir de uma PEN USB.

Então porque correr o Windows 7 através de uma Pen-USB ?

Primeiro porque depois de um Windows crashar, a minha alternativa para lá conseguir  entrar  e recuperar os meus dados é através de um sistema operativo live (CD/DVD/PEN-USB). Depois imaginem que vão tentar recuperar o sistema ao vosso amigo e ele pergunta-vos: Trouxeste o Windows 7 para recuperar isto? e vocês respondem: Sim, tenho aqui no bolso :).

Bem, a primeira parte deste tutorial é preparar o vosso sistema e para a semana (Parte II), vamos criar colocar o Windows 7 numa PEN-USB. A divisão em 2 partes não se deve ao facto de o tutorial ser complexo mas sim porque estou a aceder ao Windows 7 remotamente, numa máquina que se encontra a 100km e não consigo puxar 4 GB em tempo útil :).

MATERIAL NECESSÁRIO

Que material vamos precisar:

– Download do  Windows Automated Installation Kit (Windows 7 Beta), aqui

– 1 PEN-USB de 4G

– Máquina com o Windows 7 instalado

PREPARAÇÃO DO SISTEMA

Comecem por fazer download do Windows Automated Installation Kit (Windows 7 Beta), aqui. Para quem não sabe, o Windows AIK é um kit de instalação automatizada do Windows e que permite criar instalações autónomas(ex: Windows PE).

Em seguida instalar o AIK através do menu (Windows AIK Setup). Em algumas máquinas é necessário instalar o MSXML 6.0 Setup primeiro.

Para quem pretender ir adiantando serviço pode ir já criando o .iso.

CRIAR WINDOWS 7 .iso

No windows 7:

Passo 1 – Começar por criar uma a directoria c:\winpe

Passo 2 – Ir a Start –> Run e escrever cmd

Vamos correr o script copype.cmd para preparar a nossa directoria local criada no Passo 1 para recer o Windows PE

C:\>cd “Program Files\Windows AIK\Tools\PETools”

copype.cmd x86 c:\winpe

Nota: verificar a arquitectura: x86,amd64 ou ia64

Passo 3 – Copiar ImageX para a nossa directoria

copy “c:\program files\Windows AIK\Tools\x86\imagex.exe” c:\winpe\iso\

Passo 4 – Criar imagem (.iso) através da ferramenta oscdimg

cd “c:\program files\Windows AIK\Tools\PETools\x86”

oscdimg -n -bc:\winpe\etfsboot.com c:\winpe\ISO c:\winpe\winpe.iso

Agora só falta gravar para a PEN-USB. Para quem quiser testar entretanto é so gravar o iso criado (winpe.iso) para um CD.

Exit mobile version