Afinal parece que a versão Starter para netbooks do tão esperado Windows 7 permitirá correr um número ilimitado de aplicações em simultâneo, limitado claro, apenas pela quantidade de memória disponível.
O anúncio, feito no blog oficial do Windows, admite que muitas das funcionalidades das versões comuns do Windows 7 não serão incluídas.
A versão Starter tanto do Windows XP como do Windows Vista, apenas disponível em certas regiões do mundo, é direccionada a PCs mais modestos, sendo caracterizada pela sua limitação de 3 aplicações em simultâneo, excluindo é claro, tarefas de segundo-plano como anti-vírus, Explorador do Windows, Painel de Controlo e outras.
É claro que haverá também uma versão Starter do Windows 7. Só que desta vez, baseado no feedback dos utilizadores, ansiosos por uma experiência mais enriquecedora nos seus netbooks, a equipa da Microsoft decidiu abolir esta limitação.
A equipa acredita que estas pequenas alterações tornarão a versão Starter bem mais atractiva para os utilizadores que pretendem um netbook para tarefas muito simples do dia-a-dia, como ler o e-mail, navegar no browser ou escrever um documento.
É ainda importante realçar que o Windows 7 Starter incluirá apenas um subconjunto das funcionalidades das versões mais completas (Home Premium, Professional e outras acima).
A versão Starter NÃO incluirá:
- O Aero Glass, ou seja, apenas será possível usar o tema Windows Basic e outros temas opacos. Não haverá Taskbar Previews (pré-visualizações da barra de tarefas) ou o Aero Peek.
- Personalização de funcionalidades para mudar o fundo do ambiente de trabalho, cores das janelas ou esquemas de som.
- A possibilidade de trocar de utilizador sem terminar sessão.
- Suporte multi-monitor.
- Reprodução de DVD.
- Windows Media Center para gravar TV e outros media.
- Streaming de Media Remoto para transmitir música, vídeos e TV gravada a partir do PC.
- Suporte de domínio para clientes de negócio.
- Modo XP para quem quiser correr aplicações mais antigas do Windows XP no Windows 7.
O membro da equipa da Microsoft admite que muitas destas funcionalidades retiradas são funcionalidades quase essenciais na utilização do seu netbook, razão pela qual tem o Windows 7 Home Premium instalado. Desvaloriza ainda esta falta de funcionalidades visto que, segundo o mesmo, “A maior parte das máquinas desta categoria consegue correr qualquer versão do Windows 7. A maior parte dos nossos beta-testers instalaram a versão Ultimate nos seus pequenos netbooks e têm-nos dado feedback bastante positivo”.
Na minha humilde opinião, penso que a versão Starter poderá “cair no esquecimento”, pois não me parece que os fabricantes de netbooks pretendam limitar as funcionalidades dos seus produtos a possíveis compradores. Até o Windows XP é mais competitivo, não vejo o porquê de não ser possível reproduzir DVD ou mudar o fundo do ambiente de trabalho.
Mas, limitações à parte, os netbooks serão lançados quase certamente com a versão Home Premium. E o Windows que tenha muito cuidado, pois o Linux está à porta.