Por Thiago Augusto para o Pplware. Quem descarregou, descarregou. Quem não descarregou… acabou, não descarrega mais (…) A empresa de Bill Gates… Steve Ballmer anuncia que vai encerrar o download do Windows 7. Dizem ter já muitos ‘beta-testers’, mas há tanta gente a querer ser “beta-tester”! Então qual a razão da pressa?
A Microsoft vai impedir os downloads da versão beta do Windows 7 a partir do dia 10 de Fevereiro.
No blog do Windows o gestor de produto Brandon LeBlanc diz que a empresa já tem “beta testers” suficientes para as suas necessidades. “Muita gente descarregou o Windows 7, estamos a receber imensos comentários sobre o produto, isso coloca-nos próximos da nossa capacidade, do ponto de vista da engenharia”, anotou LeBlanc.
Assim, a ideia é permitir o download do sistema operativo por mais algumas semanas e então bloquear o acesso ao Windows 7.
Esta notícia que começa por balizar o dia 10 de Fevereiro, gerou alguma surpresa, pois a expectativa criada em função dos comunicados anteriores da Microsoft apontavam que o download do Windows 7 só ficaria disponível no final deste mês. Há aqui uma manifesta alteração de planos que poderá significar uma antecipação.
– O Download poderá ser estendido até dia 12 O fim do período público de testes do sucessor do Vista irá passar por duas etapas:
- O dia 10 de Fevereiro é a data limite para que alguém que inscreva no programa de “beta testers” e inicie o download do sistema operativo. Caso a sua ligação seja lenta a descarregar então o download será estendido ao longo do dia 11 e não haverá problemas.
- A partir das zero hora do dia 12, nesta altura serão fechados os servidores e deixará de ser possível descarregar o Windows 7.
– Cenários Os programadores da Microsoft têm como meta entregar uma versão final do novo Windows para integradores antes do final deste ano. Afinal, a empresa deseja apresentar o Windows 7 para as vendas comerciais já no início de 2010.
O desejo da Microsoft é colocar o sistema operativo nas lojas três anos após a estreia do Vista e não repetir alguns dos erros que prejudicaram as vendas – e a imagem – do Windows Vista.
Assim a Microsoft está claramente a esforçar-se para que o Windows 7, além de inovações em relação ao Vista, possa ser utilizado como produto final o mais rápido possível e que na sua estreia tenha ampla compatibilidade com a grande variedade de hardware e software junto das empresas produtoras e junto dos utilizadores (end-users).
É de salientar, que esta versão beta do Windows, foi de longe a mais estável na história das Microsoft. Estes dados podem de alguma forma levar-nos a pensar que muito em breve o Windows 7 estará cá fora.
Outro dado importante é a pressão que os grandes fabricantes estão a exercer para que o lançamento do Windows 7 seja quanto antes. A HP, Dell e Acer, estão conjunturar lançar no quarto trimestre deste ano produtos já com versões OEM do Windows 7, o Natal seria um forte impulso de vendas do novo sistema operativo. A estabilidade da versão beta veio dar algumas garantias de sucesso na inclusão deste novo produto da Microsoft. Mais uma razão para sustentar o que já vimos a afirmar em vários posts anteriores.