Pplware

Windows 7 – 51 milhões de licenças já vendidas?

A Microsoft adiantou que já havia vendido 51 milhões de licenças do Windows 7, mas um antigo funcionário da Microsoft, hoje um importante analista do mercado, põe sérias dúvidas sobre este números e deixa o aviso ” não se deixem iludir pelos números avançados pela Microsoft sobre a adopção do Windows 7 por parte das empresas”.


NA conferência de parceiro mundial a Microsoft avançou com a informação da venda de 51 milhões de licenças já vendidas do seu novo sistema operativo o Windows 7. Segundo a Microsoft já existiam 51 milhões de pc’s desktops licenciados para o Windows 7, embora só a partir do passado dia 1 de Setembro fosse possível ter acesso ao programa de licenciamento de volume.

Mas Rob Horowitz, fundador e CEO da consultora Directions on Microsoft e que trabalhou na Microsoft durante 8 anos, refere que muitas dessas licenças corporativas estarão provavelmente ligadas a contratos empresariais (mecanismos de licenciamento de volume da Microsoft bem como os seus acordos empresariais (EA) e a program software Assurance (SA)), já existentes com clientes e não ilustram qualquer interesse novo, dirigido ao Windows 7.

Os clientes recorrer a esses programas SA pois proporcionam actualizações de software e drivers aos clientes que compram software em grandes volumes (corporate customer).

Este tipo de mecanismo é mais confortável para o cliente, pois evita estar permanentemente a informar a Microsoft de quantos postos já estão actualizados e quantos faltam por actualizar ou mesmo licenciar, no entanto, ao adquirirem este programa podem não instalar as actualizações, uma prova desse comportamento foi dada quando as empresas renovaram o SA onde deveriam ter migrado do Windows XP para o Windows Vista e não o fizeram.

Embora o Windows 7 tenha uma nova imagem no mercado, poderá não ser o suficiente para cativar os grandes grupos de consumo de software corporativo a mudarem-se para o Windows 7. Assim, não estaremos seguramente a incluí-los nos 51 milhões de licenças inicialmente avançadas mas sim um número bastante inferior.

Exit mobile version