A versão em CD da Wikipedia, enciclopédia on-line criada a partir das contribuições dos cibernautas, já está disponível para compra, com cerca de 2.000 artigos para aceder sem ligação à Internet. Esta versão da Wikipedia, que custará 14 dólares (cerca de dez euros), reúne 1.964 artigos, dos 1,7 milhões publicados on-line, exclusivamente em inglês, de áreas como literatura, arte, geografia, história, e ciências.
Os artigos que constarão do CD foram seleccionados e visionados por voluntários que, sob a orientação de Martin A.Walker, professor de química da Universidade de Nova Iorque em Potsdam, verificaram a qualidade dos artigos escolhidos.Assim, não deverá haver o risco de encontrar artigos mal redigidos ou errados devido a actos de vandalismo que ocasionalmente ocorrem na Wikipedia on-line.
O objectivo desta versão multimédia da enciclopédia é estender o acesso a pessoas que não têm ligação à Internet.«Existem muitas pessoas que não têm acesso à rede. Possuem computador, mas não têm acesso à Internet, ou têm um acesso lento. Além de que se pode estar num local que não tenha acesso», afirmou Walker.
Esta é a realização de um desejo antigo do fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, que nunca escondeu a sua vontade de ver a enciclopédia em versão multimédia off-line ou mesmo em versão papel.