A Wikipédia vai ter novas regras. De acordo com o fundador da enciclopédia livre online, Jimmy Wales, só os utilizadores registados poderão submeter artigos.
Na origem desta decisão está a publicação de informações falsas por parte de autores anónimos, que têm motivado diversas queixas.
Nesta fase, estão ainda a ser estudadas outras possibilidades, como a atribuição de notas aos artigos.
Estas mudanças ocorrem menos de uma semana depois de o jornalista John Seigenthaler, que foi assistente de um dos irmãos do presidente norte-americano John Kennedy, ter reclamado que na sua biografia na Wikipédia era acusado de envolvimento no assassínio de JFK. A Wikipédia, lançada em 2001, alberga actualmente cerca de 1,6 milhões de artigos, em mais de 200 línguas. Diariamente, este depósito de informação recebe cerca de 60 milhões de acessos. O serviço conta com um corpo de cerca de 600 voluntários, a quem cabe rever, editar e remover artigos erróneos.
Com a introdução de um sistema de registo, o presidente da Wikipédia espera que se verifique uma diminuição no número de submissões de artigos falsos ou difamatórios, e, desta forma, facilitar o processo de revisão dos textos. Segundo Wales, o registo será um processo simples e rápido, não requerendo a introdução de e-mail.