Pplware

WhatsApp quer ser a mais segura app de chat do mundo

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Com todas as questões que têm surgido diariamente relacionadas com a privacidade dos utilizadores, são cada vez mais as empresas que tentam aplicar aos seus serviços novas funcionalidades e novos métodos de criptografia. Assim, estas podem oferecer ao utilizador mais segurança sobre os seus dados e mais privacidade às suas comunicações.

Depois de várias polémicas com o WhatsApp, esta app agora melhorou a privacidade dos seus utilizadores.

Segundo a WhatsApp, a empresa estará a fazer um grande esforço para trazer aos seus utilizadores um serviço que lhes ofereça o maior nível de privacidade possível, sendo que para isso a empresa irá acrescentar um método de criptografia end-to-end à sua aplicação Android.

Mas na pratica o que é que isto significa?

Significa que a empresa a partir deste momento não poderá desencriptar as mensagens dos seus utilizadores, mesmo que seja pedido por qualquer órgão governamental.

Desta forma, a empresa passará a utilizar o codigo-fonte da Open Whisper Systems, código este que alimenta muitas outras aplicações de troca de mensagens com foco na segurança. WhatsApp não será a primeira aplicação a utilizar este sistema, pois temos por exemplo a aplicação Cyberdust, aplicação de troca de mensagens que tem o seu foco principal na privacidade. Contudo esta aplicação, mesmo sendo das mais seguras até hoje desenhadas, não ganhou muita popularidade e porquê? Porque nem sempre é fácil convencer os seus amigos a mudar simplesmente de serviço.

Quanto à aplicação para iOS ainda não foi revelado se a mesma irá ter acesso também a este método de criptografia, mas com certeza seria uma medida vista com bom olhos por parte dos utilizadores do sistema operativo da Apple.

WhatsApp é uma aplicação que é utilizada por cerca de 600 milhões de utilizadores em todo o mundo incluindo utilizadores iOS e utilizadores Android. Desta forma esta é a maior aplicação de mensagens a adoptar este tipo de criptografia.

Como qualquer serviço ou tecnologia, não existe 100% de certeza que estas empresas consigam garantir que as comunicações dos seus utilizadores não cheguem às mãos de órgãos governamentais, mas com esta medida a WhatsApp está a tentar atrair mais utilizadores para a sua aplicação de forma a tornar-se a aplicação de troca de mensagens mais utilizada em todo o mundo.

Exit mobile version