O WhatsApp é usado por mais de mil milhões de utilizadores em todo mundo. Estes confiam neste serviço para proteger a sua comunicação. Contudo, uma falha pode comprometer a segurança das mensagens. Para isto, basta enviar um GIF malicioso. Caso use o WhatsApp no Android, atualize para a última versão de modo a estar protegido!
A fragilidade foi entretanto corrigida através da última atualização disponibilizada. No iOS, tal problema não se registou.
Apesar de ser um serviço de comunicação encriptado, o WhatsApp costuma ter vários problemas de segurança. Muitas vezes associados ao armazenamento das mensagens no dispositivo e não à comunicação em si, estes obstáculos têm sido prontamente resolvidos. Muito recentemente, outra situação destas voltou a acontecer.
Recorrendo a um mero GIF, um atacante pode assim comprometer a segurança das suas mensagens no WhatsApp. A fragilidade foi descoberta e partilhada pelo utilizador Awakened. O processo é complexo, mas basicamente consiste no envio de um GIF malicioso para a vítima. Este GIF, à partida, fica armazenado na galeria do dispositivo. Assim, quando o utilizador abrir a galeria no WhatsApp, o seu dispositivo fica potencialmente vulnerável nas mãos do cracker.
Este ataque faz uso de uma técnica denominada double-free bug, em que o mesmo endereço de memória do dispositivo é chamado duas vezes, empurrando a alocação de memória para um estado inesperado. Assim, consegue bloquear o software ou desencadeia a vulnerabilidade.
Para fazer face ao sucedido, o serviço de comunicação do Facebook já lançou uma atualização. Esta foi a solução encontrada pela empresa, que assim garante a segurança dos utilizadores de modo a não serem apanhados por esta fragilidade. Não obstante, em comunicado ao The Next Web, a empresa afirmou não ter responsabilidade por este erro e que todas as plataformas de comunicação estão vulneráveis a este ataque.
É recomendável a todos os utilizadores que tenham a app para Android na versão 2.19.244 ou superior. Assim, a sua segurança está garantida!
Homepage: WhatsApp Inc.
Preço: Gratuito