Por João Simões para o Pplware
Qual é a melhor opção para o meu negócio, ou para o meu cliente? Esta é uma questão cada vez mais programadores de pequenas e médias empresas ou freelancers, fazem acerca do alojamento das suas aplicações e/ou páginas web.
Em primeiro lugar, é muito importante frisar que qualquer modelo de alojamento lhe irá permitir começar, e poderá assim configurar e executar as suas aplicações, páginas web e software. Mas para além disso, é importante também saber as principais diferenças entre um Servidor Virtual Privado (VPS), um Servidor Dedicado (DS) e um Servidor Cloud (CS), ao escolher o modelo de alojamento das suas soluções.
Mas se qualquer uma destas soluções se adaptam às minhas necessidades, qual a razão pela qual eu devo escolher uma delas e saber as diferenças entre elas?
Nem todas as aplicações necessitam dos mesmos recursos, funcionalidades e níveis de desempenho. Por essa razão, a sua escolha irá depender da importância e dos requisitos de cada aplicação.
Para poder detalhar estes 3 modelos de alojamento, irei começar por apresentar as principais diferenças entre eles:
Um VPS como o próprio nome indica, é um Servidor Virtual Privado, e é um tipo de alojamento partilhado. Os seus recursos são uma parte de um todo, não são facilmente escaláveis e paga pelos recursos que previamente definiu quando contratou o serviço. É ainda importante realçar, que o desempenho das suas aplicações poderá ser afectado pelo elevado consumo de recursos por parte de aplicações de outros utilizadores.
Um Servidor Dedicado, é precisamente o oposto de um VPS. Não se trata de alojamento partilhado, e o utilizador tem todos os recursos à sua disposição. É menos escalável que um VPS, no entanto é mais fiável em termos de desempenho, pois o utilizador não partilha os recursos com mais ninguém. Os seus recursos são um todo, e não uma porção de um todo. Este modelo de alojamento é típicamente mais caro, uma vez que envolve mais hardware, e o utilizador tem acesso a todos os recursos, mesmo que estes não estejam a ser usados.
Por último, o Servidor Cloud é o mais recente e poderoso modelo de alojamento, pois consegue juntar as vantagens dos dois modelos acima referidos. Este tipo de alojamento, permite o acesso a uma pool de recursos computacionais, conforme as necessidades reais de cada utilizador (on-demand). O utilizador pode aprovisionar, ele próprio os recursos que queira, como o CPU, Disco, RAM e Largura de Banda, sem haver qualquer predefinição ou interacção com o fornecedor do serviço. A escalabilidade dos recursos é fácil e rápida, e o utilizador só paga pelos recursos consumidos. A melhor característica deste modelo, é a flexibilidade que ele oferece, uma vez que o utilizador define exactamente o que quer e quando quer. Tudo isto, em minutos. O utilizador controla os seus ambientes computacionais, num modelo pay-per-use que é entregue como uma utilidade, evitando assim mensalidades ou anuidades e contratos fixos, pagando apenas pela utilização dos recursos à hora, baseados na utilização real do serviço.
Veja na tabela seguinte as diferenças entre um VPS, um Servidor Dedicado e um Servidor Cloud :