Como é do conhecimento geral, nos últimos meses o Sporting, Benfica e Porto anunciaram contratos de publicidade milionários com a NOS e a MEO.
No total, o valor negociado entre os três grandes ronda os 1,5 mil milhões de euros, valor que, segundo o CEO da Vodafone, terá de se repercutir no preço final cobrado aos clientes.
Foi num jantar de debate da APDC que Mário Vaz, presidente executivo da Vodafone, alertou que a guerra de direitos televisivos “vai ter que se repercutir no preço final” dos clientes, segundo revela o Jornal de Negócio. A Vodafone não entrou nesta guerra até porque não faz parte da estratégia das subsidiárias do grupo britânico.
Nós não estamos nessa área em Portugal nem lá fora… os investimentos da operadora são feitos com racionalidade e o foco passa pela distribuição de conteúdos. Não estamos a falar de comprar só por comprar
Mário Vaz
No entanto, Mário Vaz revelou que a Vodafone planeia entrar na “segunda volta” da guerra de conteúdos. O CEO da Vodafone define a primeira volta como tendo sido a fase de “aquisição de conteúdos desportivos” e a segunda volta associada à distribuição dos mesmos, sendo nesta última que a Vodafone vai entrar.
Mário Vaz tem a certeza que esta batalha entre operadores se vai reflectir no preço final dos pacotes de serviços:
Em 2018 (data a partir da qual a grande maioria dos contratos da MEO da NOS com os clubes entra em vigor) os valores vão ser substancialmente superiores.
Mário Vaz adiantou também que ainda não está a negociar a distribuição da BTV com a NOS, tendo em conta que o contrato da rival com o clube só arranca na próxima época desportiva.