O VMWare Player é a forma mais simples de ter vários sistemas operativos a correr na mesma máquina em simultâneo. Desta forma podemos ter um único sistema operativo nativo e virtualizar os sistemas operativos que pretendermos. Ideal para testarmos novos sistemas operativos ou simplesmente para virtualizarmos qualquer máquina física.
Muitas empresas estão a utilizar a virtualização para poupar dinheiro com infra-estrutura. Adquirem uma máquina de grande porte e criam vários servidores como Firewall, SMTP, FTP, HTTP no mesmo computador, todos a utilizar máquinas virtuais diferentes. Isso facilita a administração e diminui os custos.
Actualmente utilizo a máquina virtual para fazer testes de software no qual trabalho em ambientes diferentes. Por exemplo, ao fazer uma alteração da estrutura de ficheiros é necessário fazer um teste em todas as versões do Windows. Tenho uma máquina virtual de cada Windows, sempre que preciso fazer um teste, apenas inicio a máquina do Windows que desejo para efectuar as avaliações. Assim não preciso ter uma máquina parada para os testes.
Características do VMWARE player
- Permite correr vários sistemas operativos numa única máquina
- Permite facilmente a partilha de dados entre o sistema virtualizado e o sistema nativo (através do share folders)
- Suporte para USB 2.0
- Permite correr sistemas 32 e 64 bits
Novidades desta versão
- Suporte a novos sistemas operativos para arquitecturas 32 e 64 bits (Ubuntu Ubuntu 8.04.4, Ubuntu 10.04, OpenSUSE 11.2, Red Hat Enterprise Linux 5.5, Fedora 12, Debian 5.0.4, Mandriva 2009.1)
- Suporte para OpenGL 2.1 para o Windows 7 e Windows Vista
- Melhorias a nível de performance gráfica
- Suporte para disco de 2TB
- Gestão de memória
- Melhorias a nível de sistema de encriptação
Pode conferir todas as novidades desta versão aqui
Artigos relacionados
- VMWare Player 3.0 Final
- VMware tools – Adeus ao CTRL+ALT e mais…
- Imagens VMware, prontas a usar
- Partilhe ficheiros entre a máquina Real e Virtual…
Com a concorrência (através do VirtualBox), será que o VMWARE continuará a ser líder no mundo da virtualização?