Poucos são os que não conhecem o VLC. Este é de longe um melhores leitores multimédia que podem encontrar, adaptado à maioria dos sistemas operativos e sempre pronto para ajudar os utilizadores.
A sua “luta” dentro da nova família do Windows tornou-se conhecida, tendo sido sucessivamente atrasado e muitas vezes com problemas. Mas chegou a bom porto a versão para Windows 8, tendo ficado limitada às versões x86.
Mas os desenvolvimentos não pararam e agora surgiu uma nova versão, dedicada ao Windows 8.1.
Esta versão do VLC é das mais esperadas por toda a família de utilizadores do Windows por ter finalmente coberto a quase totalidade das versões.
A passagem deste leitor para esta versão do Windows representa também o fechar de um processo que se vinha a arrastar há já bastante tempo e que estava a deixar os utilizadores muito descontentes.
A novas versão do VLC foi totalmente reescrita e refeita, sendo esta considerada uma versão completamente nova, sem que tenha a base da anterior.
Existem mudanças bem visíveis para além das que foram aplicadas no “motor” do VLC. A sua interface está diferente, melhorada e mais aprimorada.
Todas as operações concentram-se num menu que reside do lado esquerdo, sendo os conteúdos apresentados do lado direito num destaque maior que o anterior.
Sendo uma versão dedicada unicamente à interface Metro do Windows, a própria interface está mudada face ao que habitualmente se via no VLC para o desktop, sendo usada de forma mais eficiente esta interface.
Mesmo sendo uma versão completamente nova, é necessário que os utilizadores do Windows 8.1 removam a versão anterior, caso a tenham instalada. Depois deste passo é possível instalar sem qualquer problema a nova versão e assim explorar todas as novas potencialidades do VLC para o Windows 8.1.
Se esperavam a chegada do VLC para o Windows 8.1, mais madura e com outra imagem então dirijam-se já à loja de aplicações do Windows e instalem esta nova versão.
Um dos melhores leitores de ficheiros multimédia de todos os tempos conquistou mais uma plataforma e desta vez veio preencher um espaço que há muito se esperava que fosse ocupado.
A chegada do VLC à loja de aplicações do Windows vem reforçar de sobremaneira a oferta de aplicações Metro que a Microsoft tem e é uma excelente adição a uma loja que precisa de aplicações maduras e com um passado firme.