O WGA será gratuito e estará disponível on-line no site da Microsoft para confirmar ao utilizador se a sua versão é original. Em modo off-line o programa detecta malware e corrupção no código, práticas associadas à pirataria informática.
Os clientes com versões genuínas do Vista devidamente licenciados terão acesso a serviços Premium como a possibilidade de ter um interface mais rico e com diferentes funcionalidades de navegação, eliminação de spyware e aumento de a velocidade dos PC através de dispositivos de memória USB 2.0.
Para utilizadores de Vista genuíno, o WGA oferece também software adicional gratuito a partir do Centro de Transferências da Microsoft e actualizações recentes a partir do Windows Update.
Para Rui Cruz, responsável pelo Windows em Portugal, “o WGA protege a propriedade intelectual e os clientes, pois esmagadora maioria dos ataques e propagação de vírus dá-se sobretudo nos computadores com cópias ilegais”.
Quem não tenha uma cópia genuína e for detectado pelo sistema de validação contínua do Vista, dispõe de 30 dias para validar a versão. Caso não o faça até ao fim desse período, o sistema operativo entra em modo de funcionalidade reduzida até ser introduzida a chave de validação. Neste modo, as sessões de trabalho duram apenas uma hora e o utilizador só tem acesso a um ambiente de trabalho simplificado, aos seus ficheiros e à Internet.