Não é estranho que essas versões sirvam de rampa publicitária para essas marcas. Esta é a forma mais barata e rápida de espevitar o mercado para um novo produto. Porque será que se diz que actualmente o Buzz Marketing lidera a preferência de publicitários e empresas de auscultação de marcado? Quem ganha com esta apresentação boca a boca, ou melhor, semente a semente, de um software de massas?
Pouco tempo depois da apresentação, já o Windows Vista RTM com a build numero 6000.16386.061101-2205 circulava na Internet, trabalharam arduamente os membros da secreta comunidade de software pirata, tão verdade é esta afirmação que já rola na net o Office 2007 RTM build 12.0.4518.1014, com chave de activação e recomendações de quem já o instalou. Tudo isto provoca alarido, agitação, publicidade, milhões de dólares de lucros. Será esta ansiedade o efeito pretendido pelos senhores de Remond?
Mas em relação à excitação inicial, após Jim Allchin, vice-presidente da Microsoft ter afirmado que o Vista não precisava de antivírus, no mesmo dia, o próprio rectificou sua declaração. Ele disse que a intenção do seu comentário não era efectivamente incentivar o não uso do antivírus, mas sim o mostra de forma exponencial a qualidade do “Parental Control” do Windows Vista. Quando falou no caso do seu filho reforçou a ideia que além do “Parental Control” o pc em causa não tem Messenger, E-mail ou qualquer outra aplicação que possibilite a entrada de malware, ora assim, e tendo em conta a redoma de vidro que o exemplo mostrou, para quê comprar um sistema operativo daquele preço? Quem vive sem Internet, messenger, E-mail, downloads, torrents, p2p, etc.? Haverá alguém?