Um novo vírus que afecta telemóveis foi identificado como potencialmente perigoso, uma vez que, ao atacar a tecnologia Java do dispositivo móvel, altera o tarifário das SMS. O Trojan foi identificado pela Kaspersky Lab e dá pelo nome de Trojan-SMS.J2ME.RedBrowse.
O vírus surge nos sistemas “camuflado” num programa, com a designação de “RedBrowser”. Esta aplicação, segundo a empresa de segurança informática, permitiria ao utilizador ligar-se a sites via WAP. O programa anuncia, logo que é aberto, que vai activar um serviço para envio e recepção de sms gratuitamente, mas na realidade o que faz é alterar o tarifário normal do utilizador por outro, no qual são cobrados entre cinco a seis dólares por mensagem.
Ao contrário dos vírus tradicionais, este surge numa aplicação Java e em formato “.jar”. De resto, a sua propagação é muito semelhante à dos restantes, será necessário fazer o download do programa infectado, via WAP, bluetooth ou através de outro método. Qualquer terminal que suporte a linguagem Java é passível de ser infectado por este vírus. Recorde-se que uma grande parte dos actuais telemóveis é compatível com esta tecnologia, muito usada para jogos.