Pplware

Virtualização com VMWare nos smartphones LG com Android

Tal como havíamos noticiado no ano de 2008 no artigo Virtualização nos telemóveis, a virtualização está a chegar ao mundo dos dispositivos móveis, mais concretamente aos smartphones. Segundo estudos levados a cabo pela Gartner ( líder mundial em pesquisa e consultoria na área de tecnologia da informação), em 2012 mais de metade dos telefones terão suporte para virtualização.

Mas porque a virtualização em smartphones?

Certamente que já ouviram falar em correr por exemplo o sistema Android num PC (ver artigo Instale e experimente o Android no seu PC).

Mas qual a motivação para se introduzir a virtualização no mundo dos dispositivos móveis?

Há muitas motivações! Considerando que nos dias de hoje grande parte dos profissionais andam com um telefone designado para o trabalho e outro para uso pessoal, era importante possuir um método que permitisse facilmente no mesmo telefone comutar entre vários perfis/identidades (ex. contactos, agenda, aplicações, etc). Desta forma teríamos um único telefone físico e “vários” virtuais dentro do mesmo, assim como acontece com a virtualização tradicional.

Como a virtualização é conseguida nos smartphones com Android?

Os smartphones são actualmente máquinas suficientemente poderosas para suportar a virtualização. A empresa VMWARE, líder na área da virtualização, tem vindo a trabalhar arduamente, com o objectivo de conseguir colocar a virtualização nos smartphones da actual geração (com processadores ARM a 1 GHz).

No sentido de colocar em prática a tecnologia associada à virtualização em smartphones, a LG associou-se ao VMware, sendo actualmente possível  através de uma aplicação designada de Mobile Virtualization Plataform. Com um simples clique sobre o ícone do VMWare, o telefone irá mudar instantaneamente para o perfil que se pretenda (ex. Pessoal ou Profissional).

Vejam a virtualização em acção num smartphone da LG

Para quando a virtualização nos smartphones estará disponível aos utilizadores?

Segundo informações da própria LG, o início de 2011 será um período de novidades neste campo. Quanto ao primeiro equipamento a estar dotado com esta tecnologia, ainda é uma incógnita mas algumas informações apontam que será o novo LG Optimus with Tegra2.

O que acham da virtualização nos smartphones, terá sucesso ou será uma tecnologia inútil?

Artigos relacionados

Exit mobile version