Esta aplicação foi uma das pérolas que descobri apenas quando me vi forçada a deixar o Daemon Tools, incompatível com a Beta do Windows 7. E realmente há males que vêm por bem.
O Virtual CloneDrive é um programa gratuito que cumpre aquilo que promete: montar de uma forma simples e eficaz um vasto leque de formatos de imagem de CD/DVD, bem ao nível do conhecidíssimo Daemon Tools.
Esta ferramenta trabalha e comporta-se como se fosse uma drive CD/DVD física, emulando-a de uma forma virtual.
O ecrã de configurações é simples, contendo apenas o essencial. Daqui, o mais importante a configurar é o número de drives virtuais. Uma é suficiente, mas por alguma razão em especial, poderá pretender aumentar o seu número, até um máximo de 15.
Podemos descarregar as imagens ISO e montar uma drive com o conteúdo como se fosse um disco. Este tipo de utilização permite uma maior rapidez no acesso a conteúdos que estariam num disco físico, de acesso mais lento e sujeito a factores físicos externos.
Para montar uma imagem, basta clicar simplesmente com o botão direito do rato sobre a imagem a montar e seleccionar Mount. Simples, não é?
Para desmontar a imagem deverá seguir o mesmo processo e escolher Unmount. Pode ainda montar e desmontar imagens a partir do ícone da drive virtual na janela O Meu Computador.
É claro que esta aplicação é menos artilhada que o Daemon Tools, mas será que esta não satisfaz as suas necessidades por completo? Na minha opinião, acho-a bastante mais simples, leve e directa que o Daemon Tools. Se precisa de uma aplicação que monte rapidamente uma imagem de CD/DVD com apenas um clique, esta aplicação é para si.
Para quem costuma fazer download de ficheiros sob a forma de ficheiros de imagem, fazer backups de CD/DVD, ou para aqueles que nem drive de CD/DVD têm, como é o caso dos netbooks, o Virtual CloneDrive é a resposta ao seu problema.
Pode consultar as alterações desta versão aqui.