A disseminação dos dispositivos móveis tem criado novos paradigmas na comunicação. O facto de termos acesso à Internet permanente leva a que abandonemos as formas de comunicações tradicionais, abrindo campo a aplicações dedicadas.
O Viber foi das que primeiro surgiu ente novo campo, tendo um elevado sucesso entre os muitos utilizadores. A sua boa aceitação levou a que foi comprado agora pela Rakuten, num negócio de mais de 900 milhões de dólares (658 milhões de euros).
A Rakuten acaba de anunciar que comprou o Viber por uma quantia que rondará os 900 milhões dólares (658 milhões de euros). Esta empresa Japonesa não será conhecida de muitos, mas é responsável por um equipamento que de certeza conhecem, o e-reader Kobo.
A somar ao Kobo, a Rakuten tem também o portal de compras Play.com, participação no Pinterest e outros serviços.
Esta compra faz parte de uma estratégia global da Rakuten, que pretende tornar-se uma das maiores empresas de serviço na Internet e o Viber, com uma base instalada de 300 milhões de utilizadores pode ajudar a Rakuten a crescer ainda mais.
O Viber é uma das poucas aplicações de mensagens que está presente na maioria dos sistemas operativos, razão pela qual é uma das preferidas.
A Rakuten pretende manter o Viber exactamente como está até agora, aumentando no entanto os serviços disponibilizados, com a oferta da Rakuten, e com novidades. O CEO da Rakuten indicou que o Viber será uma excelente plataforma para jogos.
O processo de crescimento da Rakuten tem passado pela aquisição dos serviços ou plataformas que precisa para os seus planos de crescimento e o Viber foi apenas mais uma peça neste plano.
A sua principal função será combater a aplicação de mensagens instantâneas Line, muito usada nos mercados asiáticos e com pouca expressão fora da Ásia.
Ao mesmo tempo vai dar uma excelente base para a Rakuten expandir os seus serviços e as suas ofertas a todos os utilizadores actuais do Viber, tendo aqui uma excelente base. Não são apenas as plataformas móveis, mas também os restantes sistemas operativos onde está presente.
Este negócio foi também vantajoso para o Viber pois complementará a sua oferta de serviços para outras áreas, ao mesmo tempo que fica com um suporte de uma empresa bem sólida e com verbas para gastar em desenvolvimentos.