Pplware

Venda de Smartphones cresce 24%

Já todos de alguma forma desconfiávamos, o paradigma de computação actual está a migrar cada vez mais para os dispositivos móveis. São dispositivos mais poderosos e inteligentes e… cabem no bolso!

A Gartner, divulga agora um estudo que revela a tendência crescente e disseminação dos Smartphones à escala planetária.


Segundo estes dados, a Apple quase duplicou a sua quota e mercado com o iPhone, passando de uma quota de mercado de 8.2, para 14.4 pontos percentuais. Apesar da subida repentina da quota de mercado, da empresa de Cupernito, a plataforma Symbian originária da Nokia concentra 47% da quota de mercado global, embora mesmo assim tenha descido 5.5 pontos percentuais. A RIM (Research in Motion), afirma-se como dispositivo por excelência utilizado no ramo empresarial estando no estudo em 2º lugar, subiu ainda assim 2,2% de quota de mercado posicionando-a em 20%.


O Android registo o maior aumento nas plataformas open source, registando um aumento de 0.5% para 3.9% de quota de mercado, embora esteja actualmente atrás das plataformas Windows Mobile da Microsoft e outras plataformas móveis baseadas em Linux. Um resumo da comparação de plataformas e sua evolução na quota de mercado de 2008 para 2009, bem como a quantidade de unidades vendidas é apresentado na seguinte tabela.


Um facto curioso do cenário apresentado anteriormente, é que tomando em linha de conta que o Symbian é agora Open Source, a sua soma com Android e Linux, resulta em 55,5% da quota de mercado actual de smartphones, reflectindo uma mudança repentina da tendência do mercado, que agora é claramente dominado por tecnologias abertas.

A distribuição de vendas de smartphones, conforme os fabricantes OEM é apresentada de seguida. Nada de novo aqui, a Nokia domina com uma margem folgada, embora tenha perdido mais de dois pontos percentuais em relação ao ano anterior.


O ascendente de 24% de quota de mercado de smartphones, no âmbito dos vários dispositivos móveis, traduz-se segundo a Gartner, em cerca de 172 milhões de unidades vendidas no último ano. É esperado que a tendência de crescimento deste mercado, nos próximos anos se mantenha.techcrunch

Exit mobile version