A União Europeia irá disponibilizar carteiras digitais de identidade (EUDI Wallets) até ao final de 2026. Estas carteiras irão permitir ter os seus dados disponíveis, enquanto viaja pelos Estados-membros.
Cada cidadão e residente na UE terá acesso a uma aplicação móvel gratuita
A Regulação (UE) 2024/1183, de 20 de maio de 2024, tornou obrigatória a emissão de pelo menos uma carteira digital de identidade europeia por cada Estado‑Membro até 2026. Estas carteiras vão permitir ter, em formato digital, o cartão de cidadão, cartão de saúdes, bilhetes de avião e até o diploma Universitário.
Cada cidadão e residente na UE terá acesso a uma aplicação móvel gratuita da carteira digital nacional (por exemplo, a “Carteira ID Digital de Portugal”), certificada pelo seu próprio país.
A interoperabilidade será total entre Estados‑Membros: um português poderá usar a sua carteira para aceder a serviços em França, Espanha ou outro país da UE. Veja aqui todas as vantagens.
Até ao momento, Bruxelas já investiu 46 milhões de euros do Programa Europa Digital em quatro projetos-piloto de grande escala para testar a Carteira Europeia de Identidade Digital em utilização quotidiana.