Pplware

Vem aí os Certificados de Aforro Série F… mas pagam menos

Uma informação no portal AforroNet da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, E.P.E. – lançou várias dúvidas sobre os Certificados de Aforro. Sabe-se agora que segunda-feira serão apresentados os novos Certificados de Aforro que pagam menos, até 2,5%.


Certificados de Aforro Série F: taxa máxima de 2,5% e duração de 15 anos

Os CA são instrumentos de dívida criados com o objetivo de captar a poupança das famílias. Têm como característica principal: serem distribuídos a retalho, isto é, serem colocados diretamente junto dos aforradores e terem montantes mínimos de subscrição reduzidos.

Depois de suspensa a subscrição de Certificados de Aforro série E, segunda-feira serão apresentados os Série F. Esta nova série terá a duração de 15 anos, no entanto, a taxa máxima será de 2,5%, inferior aos 3,5% praticados na série E. Também não haverá um prémio inicial de subscrição de 1%.

O valor mínimo para subscrição dos Certificados de Aforro mantém-se nos 100 euros, com o valor máximo a ser de 250.000 euros. Cada euro corresponde a uma unidade.

Segundo o comunicado do Ministério das Finanças, “os limites de subscrição da nova série têm por fim contribuir para a eficiência e sustentabilidade da dívida pública portuguesa, podendo ser ajustados, caso tal venha a revelar-se compatível com o objetivo de gestão prudente da dívida pública. O limite máximo de subscrição não deverá constituir uma restrição para a larga maioria dos aforristas”.

A subscrição dos novos Certificados de Aforro pode ser realizada através do portal AforroNet ou nas lojas dos CTT, Espaços Cidadão ou “nas redes físicas ou digitais de qualquer instituição financeira ou de pagamento inscrita no Banco de Portugal e indicadas para o efeito pelo IGCP”.

Exit mobile version